Soluções

Inteligência Artificial

Mais inteligente a cada dia

E se conseguisse fazer perguntas ao seus dados em linguagem natural obtendo prontamente respostas simples e curtas de como um humano se tratasse? Assim como aumentar a produtividade, otimizar processos, automatizar tarefas rotineiras e melhorar a competitividade! Estes são alguns dos benefícios que a Inteligência Artificial traz às empresas.

A Inteligência Artificial (IA) passa por um conjunto de algoritmos capazes de executar tarefas e resolver problemas específicos, simulando o comportamento humano, de forma rápida e eficaz. Cada vez mais presente no nosso dia a dia, tem vindo a contribuir para um aumento da produtividade e para uma mudança significativa na forma de trabalhar e de fazer negócios. Avizinha-se, assim, um novo futuro onde as máquinas e os diversos sistemas terão inteligência para aprender e dar respostas rápidas e eficientes, o que permitirá às organizações otimizar as suas operações e melhorar a relação com os clientes.

Quando falamos de IA referimo-nos a uma área abrangente em constante desenvolvimento onde podemos incorporar grande parte dos chavões que ouvimos falar nos dias correntes, entre eles:

Machine Learning:  onde se pretende que a máquina tenha a capacidade de aprender com dados existentes de modo a que seja possível prever eventuais cenários futuros, detetar padrões ou dar a possibilidade de cumprir determinadas tarefas especificas,

Natural Language Processing: (NLP) na manipulação automática de linguagem natural através de texto e/ou voz permitindo a deteção de padrões e interação com o ser humano de uma forma personalizada.

São vários os ramos de IA, mas os mesmo podem (e devem) ser conjugados. Um bom exemplo de aplicação de duas áreas são os Chatbots, onde utilizando NLP em conjunto com Machine Learning, permitem a iteração com a máquina por intermédio de linguagem natural com o objetivo final de obtenção uma resposta. Técnicas deste género têm vindo permitir aos nossos clientes a identifição rápida de necessidades do consumidor naquele momento através de um atendimento altamente personalizado.

Benefícios da Inteligência Artificial

  • Automatizar tarefas complexas que exigem agilidade e adaptabilidade

  • Impulsiona a inovação

  • Diagnósticos precisos e rápidos de qualquer área da empresa, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma mais inteligente

  • Liberta os colaboradores de tarefas rotineiras e repetitivas, direcionando as suas capacidades para outras tarefas mais inovadoras, criativas e estratégicas

  • Otimização das operações, aumento da competitividade e da eficácia

  • Melhor experiência com os clientes, uma vez que a IA permite resolver problemas rapidamente e personalizar o atendimento

  • Redução do erro humano

  • Uso de Bots para tarefas como atendimento automático mais personalizado e eficaz

  • Algoritmos de Machine Learning analisam o histórico de transações financeiras, conseguindo assim detetar anomalias e fraudes

Descubra como pode aumentar a performance da sua empresa e obter maiores as vantagens competitivas face à concorrência com Soluções de Inteligência Artificial