Soluções

Corporate Performance Management

Otimizar o desempenho, desenvolver melhores práticas de gestão e utilizar os insights gerados a favor do negócio têm sido alguns dos grandes desafios das empresas. Mais do que processos padronizados e centralizados em sistemas de gestão, é necessário que as empresas aprendam a utilizar os dados centralizados a favor do seu negócio, transformando informações em inteligência corporativa.

Esse nível de eficiência e eficácia pode ser obtido através do Corporate Performance Management (CPM), que inclui software integrado para o planeamento, orçamentação, reporting, análise, forecasting e scorecarding, proporcionando assim uma visão a 360º do negócio. É um termo lato que descreve metodologias, métricas, processos e sistemas que são usados para monitorizar e gerir o desempenho da empresa.

O Corporate Performance Management (CPM) é uma metodologia que promove o armazenamento, a análise e a monitorização contínua de indicadores de desempenho de uma organização como um todo (em oposição para uma unidade de departamento ou negócio específico, ou mesmo um colaborador individualmente) de acordo com as suas métricas críticas e indicadores chave de desempenho (KPIs), tais como receitas, lucros, despesas, custos, retenção de clientes, ou rotatividade de colaboradores, para suportar a tomada de decisão.

O conhecimento que as organizações têm sobre si próprias, define, muitas vezes, o potencial que têm para alcançar uma posição de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Para a sua total efetividade, o CPM deve estar integrado com outras ferramentas da gestão estratégica. Este conjunto de melhores práticas tem como objetivo primordial oferecer uma visão sistémica e integrada para que os gestores extraiam insights relevantes que os levem a melhores decisões de negócio.

Vantagens da metodologia Corporate Performance Management

  • Ter uma perspetiva mais real acerca de seus objetivos e metas estratégicas, permitindo que os colaboradores trabalhem alinhadamente e contribuindo para o alcance dos níveis de eficiência desejados

  • Medição e acompanhamento em tempo real de todos os KPI’s relevantes para o negócio, com métricas de desempenho muito bem estruturadas que dão suporte ao processo de tomada de decisão promovendo o mapeamento da estratégia das Organizações

  • Planeamento e orçamento preciso, elevando a efetividade da empresa em maximizar resultados e reduzir custos

  • Monitorização proactiva do desempenho, criando notificações para todos os utilizadores no caso de acontecer algum erro

  • Avaliação de desempenho e detetar gaps de competências e ajustes de processos, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua da sua empresa

  • Redução de riscos financeiros (Governance Compliance) e dos impactos associados, uma vez que o CPM dá uma maior confiança nos dados financeiros com maior eficácia dos fluxos de trabalho

  • Ao integrar o CPM com outros sistemas de informação, oferece uma visão compartilhada sobre o negócio, criando reports atualizados que poderá distribuir a todos os envolvidos nos processos e projetos

  • Capacita a organização a tomar decisões de maneira mais rápida, mais inteligente e em tempo útil obtendo e transformando dados dos sistemas operacionais num repositório único, e em tempo real

  • Permite alinhar as operações com a estratégia operacional, havendo um acompanhamento do progresso segundo os objetivos propostos

  • Aumento da padronização e da automação de processos. Uma solução de CPM simplifica a recolha, armazenamento e análise de dados de várias fontes

Saiba como o Corporate Performance Management contribui para alcançar vantagens competitivas