Soluções

Big Data

O poder da antecipação de cenários

Num cenário cada vez mais dinâmico, onde o volume de dados cresce a uma velocidade vertiginosa, ter acesso às mudanças de mercado e conseguir gerar valor antes da concorrência é o limiar incontestável entre o sucesso e o insucesso das organizações.

O termo Big Data refere-se a um elevado volume de dados armazenados (estruturados ou não), provenientes das mais variadas fontes. Numa era onde a obtenção de dados em streaming é cada vez mais natural o seu catálogo tecnológico permite a ingestão, tratamento e análise de dados em tempo real de uma forma simples e eficiente. Como resultado, o gestor pode tomar decisões com base num conjunto mais alargado de informação, o que permite reagir rapidamente com o máximo de eficiência e fiabilidade, reduzindo o risco.

As possibilidades das soluções de Big Data vão muito além da experiência do cliente, pois inspiram novas formas de trabalhar, potenciar processos, obter resultados melhores e aumentar a performance de toda a organização. É possível, por exemplo, melhorar o ROI das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e prever movimentos de mercado antes da concorrência. O Big Data é, sem dúvida, mais amplo e aplica-se a qualquer área de negócio.  Hoje as tecnologias existentes permitem que as empresas extraiam conhecimentos dos dados com um nível de precisão, velocidade e complexidade nunca antes visto.

Que vantagens podemos obter?

  • Melhoria da qualidade da informação usada para a tomada de decisão

  • Acesso a novas fontes de informação. Torna-se assim possível aceder a todo um conjunto de novas fontes de dados, que os sistemas tradicionais não teriam capacidade de tratamento

  • Este tipo de solução e tecnologia oferece uma redução de custos pois permite o armazenamento e tratamento de informação de forma mais reduzida quando comparado com sistemas mais tradicionais

  • O acesso a fontes de dados com latências muito pequenas, faz com que tenhamos mais cedo informação disponível e agilize processos para uma melhor tomada de decisão

  • A simulação de cenários e previsão de situações futuras irá permitir à empresa uma diminuição de risco e uma antecipação de iniciativas estratégicas

  • Melhora a experiência do cliente e aumenta o ROI

  • Desenvolvimento de novos produtos/ serviços e otimização dos existentes

  • Eliminação de nichos de dados de forma a que organização possa obter uma visão única dos seus dados. Isto é particularmente importante para responder a questões relacionadas com os clientes

  • O esforço para alcançar o novo paradigma de Data Science irá diminuir, pois a gestão da disparidade e do volume de informação, tão importantes para o Data Science, será mais facilmente alcançado

Os dados estão a mudar o mundo tal como o conhecemos, descubra por que as soluções de Big Data são fundamentais na sua estratégia de negócio