2 Fevereiro 2021

Solução de data analytics da BI4ALL é implementada pela OCP Portugal

Solução tecnológica da BI4ALL permitiu aumentar a competitividade, eficiência e rentabilidade da OCP Portugal

Lisboa, 2 de fevereiro de 2021 – A BI4ALL, empresa líder em serviços de Data Analytics e Inteligência Artificial, é responsável pela solução de Data Analytics implementada pela OCP Portugal e que tornou a empresa mais disruptiva, ágil e eficaz.

A solução tecnológica permitiu aumentar a competitividade, a eficiência e a rentabilidade da OCP Portugal, estando neste momento em avaliação a aposta em Machine Learning e Inteligência Artificial.

Com sede e administração na Maia, a empresa comercializa e distribui produtos farmacêuticos em todo o território nacional. Com seis centros de distribuição, conta com mais de 1900 clientes, o que corresponde a cerca de 3000 entregas diárias.

No decorrer das alterações legislativas ocorridas na última década e meia no estatuto do medicamento e do restante enquadramento e evolução do setor, a indústria farmacêutica tem vindo a sentir uma particular necessidade de reinvenção. Neste novo quadro, a informação passou a ser um ativo ainda mais valioso, fundamental para tomadas de decisão mais ágeis e precisas.

No passado, o processo de acesso à informação era moroso, centralizado e gerador de muitas ineficiências. Com a necessidade de ter acesso mais rápido, preciso e facilitado à informação, a OCP Portugal escolheu a BI4ALL para implementar uma solução de Data Analytics e, assim, ter a informação enquanto recurso agregado, acessível e exato. A implementação da solução abrangeu os departamentos de IT, Sales, Customer Service, Procurement, Supply Chain, Operations, Finance e Controlling, tendo a envolvência dos utilizadores chave de cada uma das áreas sido a base do sucesso desta solução, de forma a garantir o total alinhamento entre as necessidades, expectativas e resultados da organização.

De acordo com António Sá, Diretor de Sistemas de Informação da OCP, o principal desafio da empresa era “implementar um sistema de suporte à decisão com informação fiável, verdadeira e atualizada que permitisse ao negócio total autonomia na sua consulta, extração e manuseamento, reduzindo ou mesmo eliminando a dependência da equipa de IT”. Sobre o balanço a tecer após a implementação da solução, o responsável avança que “a BI4ALL, como conhecedora das melhores práticas de gestão deste tipo de projetos, da tecnologia a aplicar, alinhada com uma forte gestão de expetativas e de projeto do lado da OCP Portugal, contribuiu para que o resultado da equação seja francamente positivo e encorajador, com aplicabilidade em futuros projetos. A ponte estabelecida pela BI4ALL entre o negócio e a tecnologia foi essencial para a criação de valor que obtivemos”.

José Oliveira, CEO da BI4ALL, afirma que “O caso da OCP Portugal é mais um exemplo que permite identificar inequivocamente as vantagens que as soluções de Data Analytics trazem às organizações, sendo uma mais valia chave para o sucesso do negócio”.

No futuro, a OCP Portugal pretende continuar a reforçar a solução existente e evoluir para outras áreas da organização. O tema da inteligência artificial e machine learning está neste momento em avaliação em temas cirúrgicos dentro da organização.

AICEP – 02 de fevereiro, 2021

Netfarma Online – 02 de fevereiro, 2021