25 Março 2021

BI4ALL e VdA reforçam parceria com objetivo de melhorar o suporte à decisão

O projeto mais recente incidiu nos dashboards de Business Intelligence da firma, para melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização

Lisboa, 25 de março de 2021 – A BI4ALL, empresa líder em serviços de Data Analytics e Inteligência Artificial, foi responsável pelo projeto de otimização de Business Intelligence da Vieira de Almeida (VdA). O projeto incidiu nos dashboards de Business Intelligence da firma, que foram reformulados para melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização, acrescentando e ajustando alguns dos indicadores de gestão.

A BI4ALL e a VdA têm colaborado em diversas iniciativas desde há vários anos, numa relação de parceria que se iniciou com o lançamento da primeira versão dos dashboards de Business Intelligence. Agora mais recentemente foi necessário desenvolver novos layouts que permitissem aos utilizadores finais uma experiência de navegação, acesso aos dados e indicadores relevantes mais funcional, integrada e apelativa.

Equipas multidisciplinares da BI4ALL e da VdA colaboraram ao longo de cerca de seis meses no projeto para alcançar o produto final, englobando competências de desenho gráfico, programação e analítica. Quanto ao futuro, a Vda admite continuar a apostar na otimização do uso da ferramenta e vir a apostar num projeto que abranja a componente de escritórios da rede internacional.

Margarida Saragoça, Diretora de Negócio & Conhecimento da VdA, refere que: “Era crucial uma maior integração dos dados permitindo, a cada momento, extrair informação atualizada por parte de quem tem de atuar sobre estes indicadores, utilizando-os como base de trabalho para preparar reports e outras iniciativas. Agora os utilizadores conseguem perceber de forma mais intuitiva onde estão e para onde têm de caminhar.

Para Pedro Pinto Coelho, Diretor Financeiro da VdA: Com a colaboração de uma equipa multidisciplinar, que funcionou ao longo do projeto de uma forma muito coesa, iniciámos o processo com um briefing sobre o objetivo a atingir. Partindo de uma base que tinha como referência uma versão anterior dos dashboards, definimos o framework e iniciámos o processo de construção e desenvolvimento. No final, penso que criámos um produto muito consensual, homogéneo e coerente em termos de apresentação e de qualidade de dados.

Matilde Horta e Costa, Diretora de Talento & Corporate Affairs, da VdA acrescenta que “importava desenvolver um novo design, alinhando o ambiente dos dashboards com o site institucional, tornando-o mais apelativo e comunicar a informação sobre os dados de forma mais acessível.”.

“O projeto foi um sucesso e conseguimos que esta ferramenta obtivesse uma enorme adesão por parte dos seus utilizadores. Importa notar que uma parte significativa do projeto foi desenvolvida em ambiente de confinamento e que ainda assim os objetivos definidos foram atingidos com distinção”, acrescenta Rui Alves, Diretor de Tecnologia da VdA.

José Oliveira, CEO da BI4ALL, declara: “O diferencial que permite às organizações estarem um passo à frente do mercado e das estratégias de negócio passa, de forma cada vez mais incontornável, pela aposta em ferramentas tecnológicas de apoio à tomada de decisão. A parceria entre a BI4ALL e a VdA tem sido fortalecida ano após ano, projeto a projeto, tendo este sido mais um marco de sucesso no percurso conjunto que temos traçado e do qual muito nos orgulhamos.”

A VdA é uma firma de referência internacional, com mais de 40 anos, destacando-se pelo percurso de excelência na prestação de serviços jurídicos altamente especializados em várias indústrias e práticas. Com mais de 450 colaboradores, está presente, através da VdA Legal Partners, em 13 jurisdições, agregando uma vasta cobertura setorial em todos os países africanos da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, e em diversos países francófonos, bem como em Timor-Leste.

Ineews – 16 de abril, 2021