19 Abril 2022

BI4ALL desenvolve solução de Analytics para a Algeco

A solução desenvolvida pela BI4ALL agrega numa só plataforma a informação dos vários sistemas e processos de negócio da operação da Algeco.

Lisboa, 19 de abril de 2022 – A BI4ALL, empresa líder em serviços de consultoria de Data Analytics e Inteligência Artificial, desenvolveu solução de Analytics para a Algeco, empresa multinacional e líder mundial em construção modular, que permitiu integrar numa só solução as diferentes plataformas de BI que possuíam, ajudando o Grupo a melhorar o desempenho em todos os países em que opera.

Presente em 20 países, a Algeco foi pioneira no conceito de construção modular, disponibilizando atualmente mais de 220 mil módulos e conta com mais de 3000 colaboradores na Europa. Com um grande número de sistemas de IT/ERPs entre as várias unidades de negócio, a Algeco tinha serviços de BI em plataformas com proprietários distintos, e em países diferentes, o que levou a empresa a sentir necessidade de consolidar toda a informação proporcionando uma visão única, mais consistente e integrada para todos, independentemente do país em que trabalham.

O desafio lançado à BI4ALL passou por envolver todos os países presentes na operação da Algeco, construindo uma solução que pudesse garantir o mesmo nível de satisfação e resposta às necessidades que tinham, com as diferentes plataformas de BI. O iAnalytics, uma solução analítica desenvolvida e suportada pela BI4ALL, composta por tecnologias Microsoft, veio consolidar a informação num único sistema.

Jean-Marc Varnet, IT Director Europe na Algeco, refere que “O maior benefício foi ser possível consolidar a informação proveniente dos vários sistemas ERP e extrair e harmonizar os dados dos vários sistemas operativos, para calcular os nossos KPIs”.

Com vários sistemas diferentes: “o contexto era muito diverso, havia falta de harmonização entre os sistemas em toda a organização. Foi então importante consolidar os dados de vários países num novo Data Warehouse”, acrescenta.

Com o iAnalytics, a Gestão passou a ter uma visão a 360 graus, o que agilizou a tomada de decisão, permitiu identificar os problemas, e encontrar as ações corretivas necessárias rapidamente.

 “O suporte à decisão foi claramente melhorado. Os analistas de negócio economizaram tempo que antes era gasto na produção e manutenção dos relatórios existentes e agora podem focar-se na análise. Outra vantagem é que o facto de ter inteligência centralizada torna qualquer mudança num KPI imediatamente disponível para todos, reduzindo significativamente o tempo antes necessário para replicar a mudança em todos os relatórios. Temos hoje uma “verdade única” no verdadeiro sentido da expressão.”, comenta Carlos Cruz, IT Director da Unidade de Negócios ENSE (Este, Norte e Sul da Europa), na Algeco.

Outro dos desafios foi alterar a forma de pensar de alguns colaboradores de algumas funções que, até à data, estavam a produzir reports e não focados na análise de negócio. Carlos Cruz acrescenta que “o maior desafio foi efetivamente quebrar o hábito de utilizar outras plataformas de BI e desafiar a emergente”.

A Algeco decidiu alargar a solução a todo o grupo e apontam que, até ao final de 2022, serão eliminadas todos as soluções alternativas, com o objetivo de incluir todas as informações da empresa no Data Warehouse do grupo e, posteriormente, ter todos os relatórios e dashboards construídos sobre essa base de dados.

José Oliveira, CEO da BI4ALL, refere que “a Algeco é um exemplo de sucesso do nosso Centro de Nearshore. Temos uma equipa de excelência e 100% focada em acrescentar valor e trazer maior agilidade ao negócio da Algeco”. Além disso, o responsável aproveita para salientar as vantagens das empresas ao optarem por um modelo de Nearshore pois “é uma forma simples de expandir a equipa com um serviço de excelência que permite alcançar os objetivos, aumentar a performance do negócio, alcançar escalabilidade e manter competitividade” possibilitando “uma redução de custos, melhorar o tempo de resposta e operar de forma mais eficiente com equipas experientes e altamente especializadas dedicadas ao negócio”.

Aqui pode consultar algumas notícias publicadas nos meios de comunicação social:

Computer World – 19 de abril, 2022

Ntech News – 19 de abril, 2022

Aithority – 20 de abril, 2022

RealWire – 20 de abril, 2022

ITO Net Things – 21 de abril, 2022

Informed Infrastructure – 21 de abril, 2022

International Business News – 21 de abril, 2022

Business in the News – 21 de abril, 2022

Contractor Daily News – 21 de abril, 2022

IT Channel – 26 de setembro, 2022

IT Insight – 29 de setembro, 2022

Press Releases