22 Fevereiro 2023

BI4ALL apoia Mudum Seguros na nova área de Dados

A BI4ALL foi responsável pelo desenvolvimento do programa de dados em utilização pela companhia de seguros

Lisboa, 22 de fevereiro de 2023 – A BI4ALL, empresa de referência em serviços de Data Analytics e Inteligência Artificial, trabalhou com a Mudum Seguros para fazer a revisão da arquitetura tecnológica de suporte a dados, no âmbito da integração da área de dados na estrutura da empresa. Deste projeto, resultou o programa de dados atualmente em utilização pela companhia de seguros.

Há mais de 25 anos que a Mudum – Companhia de Seguros, S. A. (Mudum Seguros), detida a 100% pelo grupo financeiro francês, Crédit Agricole, potencia a utilização dos dados que tem ao seu dispor para operar o seu negócio, procurando ser inovadora na forma como o faz em função dos seus clientes e serviços que presta. No seguimento da revisão do posicionamento estratégico da Companhia, surgiu a necessidade de rever estruturalmente o parque tecnológico utilizado, bem como a organização e as equipas.

Estender a capacidade de uso de dados para melhorar os serviços que prestamos e a forma como operamos foi considerado prioritário para a companhia. Nesse sentido, em 2022, decidimos reforçar a aposta na área de Dados e foi criada uma estrutura organizativa dedicada”, começa por explicar Mara Ferreira, Diretora da Direção de Dados Tecnologia e Transformação, na Mudum Seguros. 

A solução da BI4ALL veio, assim, dar resposta à necessidade da companhia de reforçar a sua capacidade interna em matéria de dados e integrou, num único programa de dados, os quatro pilares definidos como prioritários nesta nova fase da companhia: Governance, Arquitetura e Tecnologia, Regulamentação e Segurança, Cultura. “Procurávamos uma entidade que tivesse conhecimento e experiência no desenho e implementação de arquiteturas e soluções tecnológicas, que tirasse partido das capacidades tecnológicas atuais, mas que também conhecesse os desafios inerentes a uma organização com sistemas de informação maduros. Era ainda crucial que tivesse conhecimento da realidade e especificidades do setor segurador (incluindo as exigências decorridas da regulamentação IFRS17) e que tivesse a capacidade de ajustar o ritmo e equipas aos vários projetos em curso na companhia”, especificou Mara Ferreira.

A solução da BI4ALL veio permitir a adoção interna do uso das novas ferramentas de trabalho para exploração de dados e produção de informação para reporting; disponibilização centralizada, a curto/médio prazo, dos principais KPI’s de cada área; criação de políticas de dados e de gestão de informação que tenham um alinhamento estratégico com o negócio; assim como permite à companhia tirar maior partido da informação, através da implementação do sistema de Business Intelligence (BI).

“A Mudum é um excelente exemplo de como as soluções de Analytics permitem que as empresas tenham enormes vantagens ao ter a informação centralizada e trabalhada conseguindo obter insights realmente importantes para a tomada de decisão e a otimização dos processos. Transformar os dados em conhecimento é vital para as organizações.”, salienta José Oliveira, Chairman da BI4ALL. 

No decorrer do projeto, a BI4ALL foi convidada a participar em iniciativas relacionadas com a criação do catálogo e glossário de dados da companhia. Adicionalmente, a BI4ALL também está a dar suporte no sistema de governance, boas práticas e regras de uso de tecnologia para suportar a exploração de informação, nomeadamente o Power BI.

Atualmente, a BI4ALL está a apoiar a realização de provas de conceito trabalhando em conjunto com o Centro de Excelência do grupo Crédit Agricole Assurances. As provas de conceito visam a experimentação da tecnologia para avaliar a sua adequação aos requisitos da companhia relativamente a capacidades de gestão, integração tecnológica, inventariação de dados (automática e manual), usabilidade, segregação de funções, custos de investimento, custos de manutenção e dependência do fornecedor.

Consulte aqui algumas das notícias publicadas pelos media:

Eco Sapo – 22, fevereiro, 2023

Ntech.News – 24, fevereiro, 2023

Press Releases