11 de outubro - Centro Cultural de Belém
O Analytics & Big Data Forum irá mostrar como pode acelerar a tomada de decisões, integrar e agilizar processos, criar novas oportunidades de negócio e fornecer informações em tempo real com soluções que se adaptam à sua Organização.
Junte-se a nós, num evento de um dia, para enriquecer os seus conhecimentos sobre as últimas tendências e inovações que permitem gerar insights dos dados para obter as melhores decisões de negócio, bem como, ouvir casos de sucesso de organizações de renome como a Metlife, Johnson & Johnson Consumer, TAP Portugal, NOS, Grupo Pestana e SUMA.
Agenda
Num cenário onde os detalhes fazem a diferença entre o sucesso e o insucesso das organizações, identificar soluções que tornem os gestores capazes de encontrar o melhor meio de nortear o crescimento da sua empresa, é um trunfo fundamental. Empresas inteligentes são empresas orientadas a dados. Cada vez produzimos mais dados e o grande desafio é precisamente como tirar partido e extrair valor de todo o volume de informação que é gerada, e transformar esses dados em insights.
A crescente relevância das capacidades analíticas na criação de vantagens competitivas e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como a velocidade vertiginosa a que surgem novas soluções tecnológicas e analíticas no mercado, colocam as empresas e os profissionais que atuam na área da Business Intelligence sob uma pressão constante no sentido de estarem habilitados para tirar partido da melhor tecnologia disponível e criar as soluções analíticas mais sofisticadas. Nesta intervenção, serão abordados alguns dos desafios que hoje despontam no contexto do Business Intelligence decorrente, nomeadamente, do Big Data e do impacto do mesmo nas arquiteturas das plataformas de BI, da emergência de um novo paradigma de capacidades cognitivas as a service, a que acrescem o dilema de apostar no self-service BI ou criar equipas de cientistas de dados (ou ambos) e as implicações do regulamento geral de proteção de dados. Nunca as oportunidades para a criação de valor alicerçada em plataformas de BI e ciência dos dados foram tão grandes, mas também nunca o ambiente em que as empresas atuam foi tão dinâmico e imprevisível.
Num ambiente competitivo, onde apresentar uma experiência de excelência ao cliente é um dever e as tecnologias disruptivas oferecem novas possibilidades de compreender e conhecer os nossos clientes, a gestão de dados é fundamental. É por isso que a análise de dados deve ser definida como a primeira etapa das estratégias de transformação digital e as empresas devem alterar os processos internos para integrar toda essa informação na cadeia de valor. Esta é, definitivamente, uma vantagem competitiva sustentável.
Apresentação de um projeto onde utilizamos Natural Language Processing and Natural Language Generation para interagir com os dados da companhia, utilizando texto e voz, cujo objetivo, é revolucionar o acesso à informação substituindo os tradicionais relatórios / dashboards de BI por respostas simples a perguntas feitas por intermédio de um BOT altamente personalizado (seja por perguntas de voz e/ou escritas).
Promover o consumo de informação através do Self-Service nem sempre é tão simples quanto pensamos que deveria ser. Queremos que o negócio conheça toda a “história” antes de tomar as suas decisões e para o efeito lutamos por promover a melhor informação e as ferramentas mais adequadas. O Self-Service é um ótimo acelerador de aproximação do negócio à informação, mas o seu processo de adoção carece de um entendimento e alinhamento entre o IT e o Negócio, normalmente difíceis de gerir.
São pensadas as melhores estratégias e táticas para enriquecer o palco com o cenário perfeito, mas o sucesso da peça continua a depender maioritariamente dos atores.
Esta apresentação descreve a experiência deste percurso, incluindo algumas das lições aprendidas, constrangimentos e melhores práticas.
São cada vez mais e maiores os investimentos nestas duas áreas, com o objetivo de criar valor adicional para as empresas, através da recolha e análise de informação cada vez mais variada e complexa. O objetivo desta apresentação é compreender em que consistem estas duas áreas, como podemos tirar proveito das oportunidades geradas por estas e como adequá-las á realidade e maturidade das várias empresas e setores.
O DW-IT teve em mãos vários desafios colocados pela direção de Serviço ao Cliente no que diz respeito a acesso, preparação e apresentação dos seus indicadores oficiais.
Em resposta a esses desafios, surgiu o projeto Mendeleev, desenvolvido em parceria com a BI4ALL. Com uma arquitetura Business Driven dotou-se o Serviço ao Cliente de uma solução de Self Service BI que permitiu a captação de insights com grande velocidade, eficiência e clareza permitindo aos utilizadores, a criação, partilha e exploração de análises de negócios de forma autónoma e da forma mais produtiva para eles e para a sua função, gerando assim, mais valor para a NOS.
O Mendeleev deu inicio à adoção com sucesso da solução Microsoft Power BI.
Inseridas num ambiente cada vez mais competitivo, as organizações precisam de se reinventar e inovar, cada vez mais, para se manterem no mercado. Os dados são o combustível para o sucesso de qualquer organização, e os insights que deles obtém, ajudam as organizações a prosperar e a tomarem decisões mais inteligentes e assertivas com base em fatos e evidências, ao invés de usar a intuição. Com base numa boa governação dos dados e tecnologia adequada à realidade de cada empresa, chegou o momento de “contar histórias” baseadas em dados, usando-os a seu favor.
Tal como na maior parte das indústrias modernas, também o Turismo está cada vez mais dependente da análise de enormes quantidades de dados. Nesta sessão será apresentado como o Pestana Hotel Group gere a informação de negócio que produz, como é tratada e utilizada pelas várias áreas do grupo, e que benefícios trouxe à sua operação. Será também abordada a sua visão para a evolução futura das suas soluções de Big Data & Analytics.
Como definir realmente uma estratégia? Como implementar? Consigo medir o retorno? Como ter em conta os meus requisitos específicos? São exemplos de questões que se colocam de forma critica se considerarmos a Cloud como uma realidade inevitável, e que tanto podem ter respostas complexas como simplificarmos o tema e ir passo a passo (mas rápido).
Apresentação da SUMA e desenvolvimento do Grupo. O departamento de controlo de gestão e performance no Grupo SUMA e o processo de planeamento e orçamentação. A implementação da aplicação IBM Cognos como sistema de orçamentação do Grupo. O que mudou com a implementação da solução e em que fase de desenvolvimento se encontra. Os desafios da prestação de informação de gestão num Grupo de 50 empresas presente em 4 continentes.
Que imagem tem do atendimento em Call Centers? Já teve a sensação de não conhecer os seus hábitos de consumo, enquanto cliente, onde repetiu mais do que uma vez que a oferta que lhe estão a propor não está enquadrada com o seu perfil? Até que nível deverão os operadores de Call Center ter acesso à informação personalizada do cliente?
O Big Data e a Inteligência Artificial permitem identificar reclamações esperadas e detetar padrões de consumo que auxiliam o departamento de marketing a adequar a estratégia ao seu público-alvo.
Leia alguns testemunhos da edição realizada em 2017
Testemunhos
"Evento extremamente bem organizado, com intervenções bastante interessantes na partilha de informação, desafios, experiências e oportunidades na área de BI. Iniciativa bem sucedida! Conto voltar para o ano."
"Temas relevantes e apresentações bem concebidas de forma geral quer no conteúdo, quer na forma. Muito interessante a aplicabilidade em casos reais - com os vossos clientes como objeto de estudo. Folgo em ver empresas que já estão a fazer a diferença no panorama competitivo e a tirarem partido das oportunidades da Transformação e economia digital."
"Fantástico - deve ser repetido anualmente, sempre com bastantes Case Studies!"
"Muito obrigado e Parabéns pela qualidade do evento."
"Muito bem organizado, com temas atuais e parceiros de renome."
"Espero que este tenha sido o primeiro de muitos Analytics & Big Data Forum da BI4ALL."
"Adorei, mal posso esperar pela próxima edição! Parabéns à BI4ALL!"