14 Janeiro 2020

Transformação Digital: o futuro é hoje

Segundo o relatório IDC FutureScape: Previsões para a indústria global de IT em 2020, até 2024, mais de 50% de todo o investimento em IT será diretamente orientado para a inovação e transformação digital (face aos 31% de 2018), crescendo a uma TCAC de 17% (versus 2% no resto do IT).

Mas o que é a transformação digital e que impacto tem no dia a dia e nos resultados das empresas?

A transformação digital é uma oportunidade única para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, otimizem os seus processos, reduzam custos e aumentem as receitas.

Ao integrar tecnologia em toda a organização, é inevitável o envolvimento de todos os colaboradores para que os processos se tornem automatizados, se criem novos e ágeis fluxos de trabalho e se ofereça experiências únicas.

Big Data, Cloud, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial são alguns dos conceitos que se mantêm presentes na vida das organizações para 2020, e que são catalisadores de inovação e disrupção. A transformação digital não é uma tendência, é sim uma garantia de sobrevivência num mercado global, que se traduz em maior eficiência e produtividade, e que tem necessariamente de fazer parte da agenda dos decisores.

As soluções tecnológicas trouxeram mais inteligência para dentro das organizações, facilitando processos, reduzindo custos e suportando decisões estratégicas com base em informação fidedigna e precisa.

Assim, olhar para a imensidão de dados hoje produzidos, com recurso a ferramentas disruptivas, é determinante para o sucesso da sua empresa, pois traz maior eficiência, produtividade e dinamismo, para além de acrescentar transparência e fiabilidade na tomada de decisões. Hoje, os gestores conseguem rapidamente ter uma visão a 360 graus da organização, o que permite reagir rapidamente perante qualquer oportunidade ou desafio.

Seja qual for o setor de atividade em que a sua organização se posiciona, é determinante integrar soluções de Data Analytics para criar uma cultura digital e envolver os colaboradores nesta mudança estrutural que impacta a organização no seu todo.  Acrescentar Machine Learning e Inteligência Artificial, torna a análise de dados mais intuitiva, confiável e fácil de usar, sendo que é expectável que esta análise se torne ainda mais precisa em 2020.

Para além disso, a transformação digital é muito relevante no relacionamento com o cliente e no impacto do serviço que lhe irá prestar. O cliente de hoje é dinâmico, informado e procura ter a melhor experiência de compra possível. Isso traz novos desafios às marcas, que têm de procurar constantemente conhecer as necessidades e tendências dos seus clientes e dar respostas rápidas e personalizadas, ao mesmo tempo que proporcionam experiências envolventes.

Só a tecnologia abre hoje um sem número de possibilidades às empresas ao permitir conhecer melhor o seu cliente e potencial cliente, de forma a criarem serviços/produtos únicos e alinhados com as expectativas e necessidades do mercado, para além de proporcionar estratégias de marketing e vendas mais impactantes.

Algumas curiosidades…

  • 97% das empresas a nível mundial têm atualmente, ou estão a planear ter, iniciativas de transformação digital
  • 65% dos consumidores gostariam de usar serviços de mensagens como o WhatsApp ou o Facebook Messenger para interagir com as organizações
  • 75% dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra numa empresa que sabe o nome e o histórico de compras e recomenda produtos com base nas suas preferências
  • 25% das operações de atendimento ao cliente usarão assistentes virtuais até 2020
  • 53% dos consumidores estão dispostos a permitir que os retalhistas analisem o seu comportamento de compra dentro e fora das lojas, especialmente se isso significar ofertas e promoções personalizadas
  • 93% dos Líderes empresariais afirmam que proporcionar uma experiência significativa e confiável ao consumidor será fundamental para a performance global do seu negócio nos próximos dois anos

Já pensou sobre as mudanças que a tecnologia trará à sua organização, tornando-a mais competitiva e inovadora?