14 Março 2019

Porque é que os CEOs necessitam mesmo de uma solução de Analytics e Big Data?

Um dos grandes desafios dos CEOs é conseguir, de forma rápida, aceder a informação crítica ao negócio que permita tomar decisões assertivas e que contenha dados de confiança para poder analisar investimentos e riscos, antecipar cenários, identificar oportunidades, e garantir um total controle dos indicadores chave que definem o bom funcionamento da empresa.

Sem dúvida que a era digital e o grande volume de dados que hoje surgem, mudaram a forma de fazer negócios e de tomar decisões. As empresas deparam-se com novos desafios e oportunidades num mercado volátil e desafiante.

Assim, a tecnologia oferece oportunidades aos CEOs para agilizarem os seus processos, bem como tomar melhores decisões, otimizar os seus negócios, gerar mais oportunidades, analisar a performance dos vários departamentos, conhecer a concorrência e antecipar as tendências de mercado, ou seja, informações que são cruciais para que as empresas se mantenham competitivas. Cabe ao líder preparar-se para este futuro digital e preparar as equipas para novos métodos de tomada de decisão, sendo que o sucesso de qualquer organização dependerá da forma como as decisões são fundamentadas e tomadas na devida altura.

Segundo o IDC, em 2019, mais de 50% das 500 maiores empresas portuguesas terão uma equipa dedicada à transformação digital. A nível europeu, o mesmo estudo prevê que dois terços dos CEOs já colocaram a questão no centro de suas estratégias de negócio, mas apenas 17% das organizações da região já estão em um estágio avançado do processo de transformação digital.

As soluções de Analytics e Big Data têm um forte impacto no papel e no trabalho do CEO. Deste modo, o líder tem acesso imediato a todos os dados operacionais relevantes, ou seja, poderá monitorizar em tempo real as operações, o que permite uma resposta imediata aos desafios, um aumento da performance e um maior envolvimento em todos os processos da organização.

É fundamental para o CEO ter na palma da mão a “big picture” do desempenho e da atividade da empresa, que forneça insights poderosos e de confiança, para que possa tomar decisões assertivas e inteligentes em qualquer lugar.

consolidação de dados