7 Junho 2019

Prevenção de fraudes com o Data Analytics

A fraude pode surgir em diferentes tipos: desde aplicações de crédito, transações fraudulentas, roubos de identidade, falsos pedidos de seguro, entre outros. Este problema assombra, sem dúvida, empresas de diferentes tamanhos e setores, e traz consigo grandes prejuízos e perdas de valor para as organizações. E, se a digitalização trouxe diversos benefícios para as empresas, a verdade é que trouxe novos desafios em questões de segurança e de gestão de risco.

Com a evolução da tecnologia, as fraudes também foram ganhando maior sofisticação, não só pelo aumento do volume de dados que as empresas concentram cada vez mais, mas também por disponibilizarem vendas e formas de pagamento online por exemplo, havendo assim um número de dados a circular extremamente apetecíveis para a prática deste crime.

O estudo realizado pela consultora Marsh, “A Visão das Empresas Portuguesas sobre os Riscos”, publicado em abril de 2018, revela que os ataques cibernéticos ocupam os primeiros lugares nos tops dos riscos que o mundo e as empresas irão enfrentar. Segundo este estudo, em relação a 2017, este risco aumentou de 45% para 65%, quanto ao top 5 de riscos que o mundo vai enfrentar, e de 36% para 57%, no que se refere aos cinco primeiros riscos que as empresas vão enfrentar.

Mas como pode proteger a sua empresa? Como pode prevenir fraudes na sua organização e evitar que estas causem prejuízo? Que medidas devem ser tomadas?

Com a velocidade a que surgem os novos ataques, as tecnologias existentes permitem detetar atempadamente as fraudes e sobretudo desempenham um papel fundamental para que as empresas consigam prevenir que estas aconteçam.

Assim, as soluções de Data Analytics permitem agregar grandes volumes de dados e extrair insights de forma a detetar atos fraudulentos e anomalias, ao identificar comportamentos padrão de fraude antes mesmo deles acontecerem.

Deparamo-nos com dois elementos essenciais: a deteção e a antecipação. Na deteção, é feita uma análise por padrões e recorrência de ações para garantir que a ocorrência é mesmo fraudulenta. Na antecipação, o desafio é antever crimes antes mesmo destes acontecerem, ou seja, são analisados comportamentos suspeitos na rede, ações que fogem de um determinado padrão, e outros vestígios deixados num sistema pelos fraudulentos. Contudo, a dificuldade nesta antecipação é grande, uma vez que se tratam de ações dinâmicas, que mudam e se adaptam ao longo do tempo.

A utilização de ferramentas de Analytics e Big Data para a prevenção de fraudes é uma tendência natural e imprescindível. Estas soluções ajudam a rastrear as informações, identificar padrões suspeitos e comportamentos anómalos. O uso de soluções de Data Analytics, em conjunto com a Inteligência Artificial e Machine Learning, oferecem ainda uma maior segurança de dados.

Deste modo, consegue ter um olhar completo das várias fontes e canais, permitindo assim mitigar de forma significativa os riscos e as fraudes através de uma análise histórica, identificação dos padrões e de comportamentos anómalos.

Certo é que o uso da tecnologia permite atingir níveis de segurança superiores com mais eficácia, o que permite manter a vantagem competitiva, protegendo-se contra os ataques indesejados e a um custo baixo. Adicionalmente, tem um maior conhecimento dos seus clientes, conseguindo oferecer um serviço com uma qualidade superior.

6 comportamentos que o ajudam a detetar atos fraudulentos na empresa

  • Identifique os fatores e os perfis de risco, de forma a bloquear ações desses perfis
  • É um processo constante de monitorização, identificação, gestão e aprendizagem
  • Existem diversas soluções tecnológicas que o ajudam a controlar com maior precisão as operações, salvaguardando os dados e detetando previamente situações anómalas
  • Com o Machine Learning consegue prever as ameaças mais facilmente, cruzando dados e comportamentos, o que permite identificar padrões de fraudes, antes que estas ocorram.
  • Recorrer ao Data Analytics permite automatizar o processo de deteção e combate às fraudes, tornando o mesmo mais fácil e com um custo mais baixo.
  • Filtre conteúdo estranho, normalmente as tentativas de invasão aos servidores de uma empresa são feitas através de emails com malwares escondidos.