30 Junho 2020

Por que a gestão do conhecimento é essencial para o seu sucesso?

Maior produtividade. Menos custos. Estes são os principais objetivos das empresas, sobretudo num cenário instável como o que hoje vivemos. Para ganhar em produtividade e eficiência é necessário garantir um bom acesso à informação da empresa, de forma transversal aos diversos departamentos, e aqui a tecnologia proporciona novas formas de olhar para o negócio e para o mercado.

A eficácia dos Colaboradores e das equipas está diretamente relacionada com a eficiência com que conseguem aceder à informação necessária para executar as suas tarefas. Por isso, é essencial que as Organizações e os seus Colaboradores tenham um acesso rápido e confiável às informações crucias para tomar as melhores decisões, para se informar e, assim, reduzir o tempo de resposta de Colegas, Parceiros e Clientes.

Uma visão a 360 graus da empresa permite não só identificar oportunidades e solucionar problemas mais rapidamente, mas também uma gestão mais ágil e integrada no dia a dia da Organização, permitindo ganhos de tempo e recursos.

 

O que é a gestão de conhecimento?

A definição clássica de gestão de conhecimento dada por Tom Davenport desde o início (Davenport, 1994): “A gestão de conhecimento é o processo de captura, distribuição e uso eficaz do conhecimento”.

Alguns anos após a definição de Davenport, o Gartner Group criou outra definição de Gestão de Conhecimento, que se tornou mais citada (Duhon, 1998), e é apresentada abaixo:

“A gestão de conhecimento é uma disciplina que promove uma abordagem integrada para identificar, capturar, avaliar, recuperar e partilhar todos os ativos de informação de uma empresa. Esses ativos podem incluir bases de dados, documentos, políticas, procedimentos, conhecimento e experiência anteriormente não capturada por trabalhadores individuais”.

O objetivo das plataformas de gestão de conhecimento é permitir a aprendizagem organizacional e criar uma cultura de aprendizagem, onde a partilha de conhecimento é incentivada e aqueles que procuram aprender a melhorar acham fácil fazê-lo.

 

Benefícios da Gestão de Conhecimento:

  • Local de trabalho mais eficiente
  • Tomada de decisão mais rápida e melhor
  • Maior colaboração
  • Construção de conhecimento organizacional
  • Processo de integração e treino

 

Em que consiste realmente a Gestão de Conhecimento?

  • Gestão de conteúdo – Uma plataforma na qual armazena informações e dados da sua Organização on-line, além de informações externas selecionadas, conseguindo pesquisar essas informações. O termo mais usado para isso é Enterprise Search.
  • Expertise – Como o conhecimento reside nas pessoas, a melhor maneira de adquirir o conhecimento necessário é conversar com um especialista. Localize o especialista certo com o conhecimento necessário.
  • Informações rápidas e práticas recomendadas – Obtenha respostas para perguntas típicas existentes numa Organização, de qualquer um dos departamentos, como RH, Qualidade, Procedimentos Operacionais e, até, experiências anteriores que se tornam práticas recomendadas.
  • Comunidade de prática igual – Crie grupos de interesse em que os seus Colaboradores possam desenvolver conteúdo, partilhar experiências e criar use cases que permitirão que outros membros da Organização aprendam, sejam produtivos e mais ágeis.

 

Na BI4ALL, desenvolvemos o Enterprise Search, o Knowledge Hub, que permitirá que qualquer Organização inicie rapidamente uma cultura de Gestão de Conhecimento, fornecendo uma poderosa plataforma de pesquisa criada na cloud e habilitada por Inteligência Artificial, que permite uma tomada de decisão eficaz e acelera o crescimento da Organização, ao mesmo tempo que leva a um aumento da produtividade dos Colaboradores e a tornar as equipas autossuficientes. Através desta plataforma, é possível procurar informações, tal como num mecanismo de pesquisa.

 

Com o Knowledge Hub, consegue:

  • Encontrar informações rápidas e confiáveis.
  • Permitir que a cultura corporativa mude sem atritos. O Knowledge Hub fará parte do ecossistema existente sem fazer mudanças drásticas.
  • Gerir e recuperar dados com eficiência, sem manter um número estável de taxonomistas, usando IA e Machine Learning.
  • Ter acesso à informação em qualquer local e a qualquer hora.
  • Ter a informação centralizada e atualizada, conseguindo assim ter uma visão completa da Organização.
  • Aumento da performance do negócio

 

Principais recursos do Knowledge Hub

  • Fácil de criar, organizar e aceder a documentos
  • Organização de documentos em categorias e subcategorias para facilitar a pesquisa
  • Definir níveis de acesso para cada utilizador
  • Retirar documentos automaticamente numa data predefinida
  • Visualização de métricas através do PowerBI

 

 

Experimente hoje mesmo o Knowledge Hub – o motor de pesquisa das Organizações

 

EXPERIMENTE

 

 

   José Oliveira BI4ALL
         Raúl Ribeiro         
         RESEARCH
DEVELOPMENT LEAD