28 Junho 2019

O que o Big Data e o Analytics oferecem ao Diretor de Marketing

Nos últimos anos, o Big Data e o Analytics criaram uma enorme onda de mudança no mundo corporativo, pois trouxeram novas formas de fazer negócio, um conhecimento sem precedentes dos consumidores e novas oportunidades de fazer mais e melhor com menos riscos e menos investimento.

As ferramentas de Big Data e Analytics representam um enorme passo para o Marketing, e não se concentram só no que o cliente quer no momento, mas antecipam as suas verdadeiras necessidades e interesses. Daí, que hoje, os Diretores de Marketing sintam uma necessidade crescente de olhar para o grande volume de dados que circulam no mundo todos os dias, sobretudo no canal digital. Contudo, importa realçar que, apenas através de uma boa gestão de dados, é possível conhecer quem realmente é o consumidor, bem como todos os seus comportamentos, hábitos e tendências para que se consiga determinar quais as melhores estratégias a serem adotadas.

Será que ao dia de hoje consegue saber, por exemplo…

Quem é o seu consumidor? O que procura? Quanto está disposto a pagar pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece? Com que frequência compra cada produto? Descobrir padrões em dados recolhidos através do tráfego do site, pelas leads geradas, por campanhas de email, pelas aplicações ou pelas redes sociais?…

Estas são algumas das questões que a tecnologia disponibiliza através de uma análise profunda e eficaz do histórico, identificando padrões e apontando tendências dos hábitos de consumo.

Quando atribuímos ao marketing algoritmos com capacidade de recomendar, analisar, cruzar e acelerar iniciativas, aumenta claramente a eficácia da estratégia desenvolvida e implementada. Ao conhecer de forma mais profunda como o consumidor se comporta, o Diretor de Marketing consegue desenvolver campanhas mais direcionadas e que respondam às preferências individuais do cliente. Isto aumenta significativamente as possibilidades de ter sucesso, permitindo assim criar estratégias objetivas e assertivas que estimulam também a conversão de prospects em novos clientes, ao mesmo tempo que fidelizam o atual consumidor.

Ao segmentar as suas personas, consegue analisar a informação disponível, classificá-las em função das suas características sociodemográficas, económicas ou sociais, e consegue perceber em que ponto do funil se encontra cada utilizador, em cada momento, o que faz com que desenvolva ações personalizadas e específicas, de forma a levar à compra.

A análise preditiva é uma ferramenta excelente para aumentar as taxas de conversão das campanhas (funil de marketing) e aumentar a visibilidade da marca diante da concorrência. Segundo a consultora norte-americana McKinsey, as empresas que recorrem à leitura e compreensão dos dados lucram até 15% mais do que as outras empresas, independentemente do mercado inserido.

Hoje, o Diretor de Marketing enfrenta um novo conjunto de desafios. O consumidor é cada vez mais exigente e informado, o que faz com que possa ter rápidas mudanças no seu comportamento. Como tal é importante que os Diretores de Marketing coloquem as soluções de Analytics e Big Data nas suas agendas, para levarem inteligência para o negócio, potenciarem novas abordagens e conseguirem resultados diferenciadores.

Assim, ao ter à sua disposição soluções tecnológicas que permitam transformar os dados em insights, que alavanquem e suportem a tomada de decisão e que, ao mesmo tempo deem um conjunto de informações que criem valor acrescentado, terá, sem dúvida, uma enorme mais valia para o seu departamento de marketing e por consequência uma maior performance da organização.

Vantagens que o Big Data e Analytics oferece ao Marketing

  • Maior conhecimento de toda a jornada do cliente e as suas interações com a marca. Pode assim adaptar as mensagens, os canais e as campanhas de acordo com as preferências e as necessidades do consumidor naquela altura.
  • Integração de dados de várias fontes, como as redes sociais, o site ou aplicações
  • Automação de marketing, o que possibilita recorrer a diferentes softwares para realizar ações de marketing de forma automatizada e natural tendo maior controlo e índice de eficiência mais elevado sobre as mesmas.
  • Analise detalhada da performance de cada campanha, o que possibilita avaliar e medir a evolução das estratégias conseguindo adotar ações mais adequadas e determinar pontos de melhoria.
  • Decisões em tempo real com base em informação verídica e objetiva.
  • Preço certo. Ao saber quanto o seu consumidor está disposto a pagar pelo produto ou serviço que tem, consegue adaptar a sua oferta e atrair mais consumidores.
  • Maior conhecimento da interação dos consumidores com a marca, para assim melhorar a oferta e adaptá-las às suas necessidades
  • Conhecimento das novas tendências de mercado e analise da concorrência
  • Identificação de novas oportunidades de negócio e desenvolvimento de produtos e/ou serviços personalizados e adequados às preferências do cliente
  • Dashboards e Reports intuitos onde obtém uma visão a 360º da performance da empresa