11 Agosto 2021

O que a inovação pode fazer pelo seu negócio?

A inovação pode definir-se como o ato ou efeito de criar algo novo, seja com o desenvolvimento de produtos ou serviços mais direcionados ao consumidor, seja a entrada em mercados estratégicos, ou até pelo desenvolvimento de campanhas de marketing mais assertivas. Mas, afinal porque é tão importante para as empresas inovarem e estarem na vanguarda do mercado? Porque é tão essencial estarem atentas às alterações do mercado e do consumidor? Como é que a inovação influencia diretamente os resultados?

Num mercado competitivo e em constante mudança, como o de hoje, é crucial que as empresas incorporem a inovação no negócio, recorrendo à tecnologia para alavancar o seu desempenho e crescimento. Atualmente, as empresas que investem em soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) conseguem otimizar processos de negócio com um maior custo/benefício, obter análises preditivas precisas e criar produtos e serviços mais inovadores e disruptivos. Com recurso à combinação de RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial ou Machine Learning, é ainda possível automatizar processos repetitivos e complexos, permitindo às empresas aumentar a produtividade, como também gerar mais eficiência e reduzir os custos. Além disso, os colaboradores ficam mais libertos de tarefas rotineiras e podem dedicar-se a atividades mais inovadoras e estratégicas.

A incerteza dos últimos tempos levou a que muitas empresas repensassem a sua estratégia também no sentido de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, bem como otimizar e melhorar os fluxos de trabalho. Processos de negócio complexos dão origem a erros e a resultados ineficientes, o que pode significar menos competitividade e até, de certa forma, comprometer a viabilidade do mesmo.

A verdade é que, a inovação representa enormes ganhos de produtividade e minimização de erros. A automatização de processos traz inúmeras vantagens a todos os departamentos, desde as Operações, aos Recursos Humanos, passando pela Logística ou pelo Marketing.

Segundo a IDC, em 2025, serão gerados mais de 500 milhões de aplicações para suportar a inovação das organizações numa economia onde 53% do PIB será proveniente de empresas digitais.

Com uma solução de Data Analytics e IA consegue obter insights determinantes que permitem olhar para o negócio, identificar falhas, agilizar tomadas de decisão e alinhar a estratégia. As soluções tecnológicas disruptivas permitem a otimização dos processos da organização, de forma a conseguir integrar todas as áreas, eliminar tarefas duplicadas ou analisar os principais indicadores de desempenho de forma simples.

Já lá vai o tempo em que era preciso inserir, por exemplo, de forma manual, os contratos e faturas que recebemos diariamente.

Hoje, é fundamental que as empresas se mantenham competitivas, vanguardistas e rentáveis. Para isso, é essencial ter uma cultura de inovação que promova melhores fluxos de trabalho, maior criatividade, novas formas para ir de encontro aos consumidores e decisões mais inteligentes, criativas e fundamentadas.

Assim, as soluções tecnológicas são ferramentas estratégicas para qualquer organização alcançar níveis elevados de inovação e disrupção, com um impacto direto nos resultados.

 

 

 José Oliveira BI4ALL
  José Oliveira         
        CEO     

 

Blog