1 Junho 2022

O papel da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Que vivemos num mundo de constante incerteza, onde o ritmo de mudança é acelerado e a margem de erro é cada vez menor, já todos sabemos. Que a pandemia trouxe novos desafios às organizações, também. Por isso, o que é importante pensar e refletir (para ontem) é como é que podemos criar estratégias mais assertivas, sermos mais competitivos e inovadores e conseguirmos uma tomada de decisão mais rápida e inteligente. Como é que, na prática, podemos antecipar cenários, e estar apto para que a nossa organização esteja preparada para as oportunidades e desafios?

A adoção de tecnologias inovadoras, como as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, representa um enorme passo para o Marketing, e não se concentra só no que o cliente quer no momento, mas antecipa as suas verdadeiras necessidades e interesses.

Da gestão e desenvolvimento de conteúdo segmentado, às pesquisas por voz, geração de leads ou ao marketing automation, a tecnologia traz enormes oportunidades para alcançar um maior conhecimento, mais inteligência, maior agilidade e eficiência.

Saber o que o cliente quer, como e onde compra, o que gera mais receita, quais as campanhas mais impactantes ou quais as leads mais qualificadas são alguns dos benefícios que as soluções tecnológicas oferecem, ajudando a otimizar, priorizar e rentabilizar.

De acordo com a Microsoft, até 2025, 95% de todas as interações com os clientes ocorrerão por meio de canais suportados pela tecnologia de inteligência artificial.

Em retrospetiva, sabemos que foram estes mesmos avanços tecnológicos que facilitaram a evolução do marketing tradicional para o marketing digital e que deu às empresas a capacidade de expandir o seu alcance para os canais digitais, mas também trouxe consigo alguns desafios, nomeadamente de como gerir, analisar e tornar a grande quantidade de dados hoje disponível numa mais-valia para os objetivos e resultados concretos do marketing.

O Data Analytics e a Inteligência Artificial permitem automatizar processos, conseguindo assim que os profissionais de marketing concentrem um maior foco na estratégia, cada vez mais baseada em factos e menos em suposições. Além disso, permitem antecipar as tendências e comportamentos, otimizar a nutrição de marketing, direcionar a oferta, reduzir erros e automatizar processos, o que se traduz numa estratégia mais impactante e rentável. Com recurso ao Machine Learning, é possível otimizar milhares de variáveis, o que permite apresentar os conteúdos certos, no momento certo.

Isto para não falar nos tão conhecidos chatbots que através do Processamento de Linguagem Natural ajudam as empresas a prestar um atendimento ao cliente mais rápido e eficaz, 24/7.

A verdade é que a geração de leads e de tráfego nas plataformas digitais, a melhoria do ROI associado às campanhas implementadas, e a garantia de que o orçamento é bem gerido são algumas das questões que mais inquietam os Diretores de Marketing, por isso, o recurso a soluções orientadas para a análise de dados é fundamental para se manter competitivo e melhor preparado no contexto do processo de decisão.

Um conhecimento profundo do consumidor permite adaptar a oferta, criar novos produtos e serviços, além de permitir o desenvolvimento de campanhas mais segmentadas e conteúdos altamente direcionados, o que significa mais vendas e um aumento da satisfação do cliente.

São inúmeras as oportunidades que a tecnologia oferece ao Marketing. A inovação existe para facilitar e cabe-nos a nós aprender a tirar o melhor partido da mesma!

 

   
   
     Carla Fonseca                       
            CMO