7 Janeiro 2019

Marketing Analytics – Um trunfo para o seu negócio

No mercado veloz em que nos encontramos, onde a concorrência é agressiva, a velocidade da tecnologia muda abruptamente e os consumidores estão cada vez mais capacitados e imprevisíveis, tornou-se mais importante do que nunca entender os ajustes entre os elementos que impulsionam o desempenho do negócio.

Enquanto a disponibilidade de dados é esmagadora, os gestores lutam para analisar a crescente quantidade de informação que possuem. Nunca os gestores tiveram tanta informação sobre clientes, parceiros e concorrentes à sua disposição para tomar decisões mais inteligentes e informadas, mas são mais do que nunca criticados pela falta de insights acionáveis que se originam desta informação.

Os insights de Marketing obtidos através de soluções de Analytics permitem que o processo da tomada de decisão seja baseado em uma abordagem sistemática para explorar dados que ajudam os gestores a aumentar a eficiência das decisões de Marketing.

Como pode o Analytics ajudar as equipas de Marketing?

As soluções de Analytics analisam grandes quantidades de dados para fornecer informações importantes sobre os padrões que indicam os desejos e as atitudes dos clientes e prospects. As equipas de Marketing devem beneficiar dessas informações, planear campanhas que segmentam melhor o público certo e obter um melhor entendimento de quais iniciativas geram o ROI desejado.

  • Dashboards e Visualizações

Um dashboard de Analytics fornece à equipa de Marketing uma visão geral do status das vendas e desempenho da empresa. Um bom dashboard é fácil de usar e compreender e elimina grande parte das informações desnecessárias destacando as métricas importantes. Também é possível comparar vários KPIs lado a lado em uma visualização e analisar o impacto das redes sociais.

  • Análise Preditiva e Prescritiva

As equipas de Marketing estão constantemente à procura de insights úteis a partir dos seus dados, e os insights obtidos através da Análise Preditiva ajudam a descobrir tendências e guiam ações futuras. Ao utilizar dados do passado, a Análise Preditiva pode prescrever métodos precisos para o departamento de Marketing, melhorando a relação com o cliente e atingindo o seu público-alvo com conteúdo valioso e uma mensagem eficaz.

  • Comunicação Integrada

Uma comunicação integrada significa levar uma mensagem unificada ao longo de toda a experiência de um cliente com uma marca, desde um email até uma publicação nas redes sociais. Isto é importante para as equipas de Marketing, pois cria uma experiência única, personalizada e on brand com o cliente. Isso é conseguido através da integração e transformação de dados comportamentais do cliente em conteúdo personalizado, criando uma vantagem para potenciar a compra.

  • Social Analytics

O Social Media Analytics reúne dados de publicações, partilhas, comentários e outras interações nas redes sociais, blogs, entre outros. Esses dados fornecem às equipas de Marketing uma compreensão detalhada e precisa dos clientes e esse entendimento pode melhorar a nutrição dos mesmos, pois as empresas aprendem mais sobre quem é o seu público-alvo e o que estes desejam. O Social Analytics permite obter insights específicos sobre as opiniões de um cliente e isso é importante, não apenas para a nutrição, mas também para monitorizar o desempenho e os objetivos estratégicos de uma campanha ou projeto.

  • Marketing KPIs

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) do Marketing são cruciais para determinar as influências mais importantes no desempenho do negócio, monitorizando o sucesso de uma campanha ou determinando se o conteúdo contém as mensagens certas e planeadas. A análise de KPIs não é apenas uma maneira fácil de acompanhar as métricas que são essenciais para o negócio, mas também pode criar conexões para os profissionais de Marketing entre as métricas, visto que determinados KPIs podem servir como indicadores indiretos de outras categorias. Ao monitorizar os KPIs ao longo do tempo, os profissionais de Marketing podem ver quais é que estão relacionados à satisfação do cliente, aumento de receita e as categorias que mais importam para o negócio.

  • Fusão de dados

Os dados dos clientes e utilizadores podem vir de várias fontes, seja através de uma campanha de email marketing, navegação no website ou interação nas redes sociais. É muito útil ter esses dados reunidos e transformados em insights relevantes para que possa tomar decisões informadas. Ferramentas de Analytics podem reunir dados de várias origens e organizá-los de forma integrada. Essa visão unificada fornece uma compreensão dos clientes e prospects, dos canais que eles estão a usar e do conteúdo que estão a consumir, permitindo que seja possível desenvolver estratégias com base nessa informação.

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Porquê aplicar Analytics no Marketing Digital?

A presença online das empresas está cada vez mais competitiva e qualquer detalhe faz a diferença. É por isso que as equipas de Marketing devem aproveitar todas as ferramentas que podem para atingir as metas desejadas (serão abordadas abaixo algumas das ferramentas mais importantes do Marketing Digital). A maior vantagem na transformação digital que estamos a enfrentar é a capacidade de medir a maioria dos resultados e processos com a ajuda das soluções de Analytics e Big Data.

O Analytics surge como uma solução eficaz para simplificar este processo e permitir uma nova perspetiva sobre os indicadores de desempenho do seu negócio. Devido aos avanços tecnológicos de softwares de Analytics, é possível monitorizar, a qualquer hora e em qualquer lugar, os seus clientes e prospects no funil de vendas. Além disso, estas soluções podem ser aplicadas em todo o processo, desde a conceção do plano de Marketing até o momento da venda, analisando o Marketing de forma abrangente e melhorando a experiência do cliente.

Toda essa informação está num dashboard que, além da análise, permite pensar nos passos que podem ser tomados para melhorar as suas ações e a sua estratégia geral.

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Ferramentas de Digital Marketing Analytics

Através de soluções de Analytics e Big Data, pode integrar dados de várias ferramentas de Marketing Digital que reúnem métricas de canais de Marketing e Publicidade. Aqui estão as 5 principais ferramentas que ajudam a obter insights de Marketing Digital:

  • O Google Analytics é uma plataforma web-based, que permite obter dados sobre os visitantes do seu website. Torna-se possível compilar e analisar dados sobre tudo, desde como o usuário chegou ao seu website, o que ele fez no seu website, se converteu ou não, além de oferecer muitas informações adicionais sobre o usuário.
  • As ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) ajudam as equipas a entender a probabilidade de o website e o conteúdo do mesmo aparecerem nos resultados de pesquisa online. Estas ferramentas também sugerem novas palavras-chave, fornecem recomendações para melhorar os rankings de pesquisa e permitem que os profissionais de Marketing comparem o seu website com os dos concorrentes.
  • As plataformas de Social Media como o LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube disponibilizam as suas próprias estatísticas gratuitas, que mostram às equipas como os visitantes interagem com os seus perfis e publicações. Algumas plataformas sociais oferecem versões pagas com funcionalidades de análise e reporting adicionais.
  • As ferramentas de Search Engine Marketing (SEM), como o Google AdWords e o Bing Ads, fornecem análises para anúncios de mecanismos de pesquisa. Os profissionais de Marketing podem visualizar os resultados dos anúncios, acompanhar gastos, variantes de teste A/B, palavras-chave de pesquisa e aprender a melhorar o desempenho do anúncio.
  • O Marketing Automation e as suas ferramentas permitem automatizar processos de Marketing, como segmentação de leads, integração de dados de leads, gestão de campanhas e nutrição de leads com conteúdos altamente personalizados e úteis que ajudam a converter prospects em clientes. Definir as suas buyer personas (versões fictícias dos seus possíveis clientes) é extremamente importante para a sua estratégia de Marketing, mas é especialmente relevante aqui, pois entender os seus clientes é a chave para a implementação de qualquer ação de Marketing. O SEO também desempenha um grande papel, porque é essencial garantir que os seus conteúdos chegam às suas personas de maneira orgânica quando estas pesquisam pelos mesmos.

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Porque é o Marketing Analytics relevante para a sua Organização?

Os clientes de hoje exigem um serviço mais ágil e personalizado através de canais com os quais se sentem confortáveis. Longos tempos de espera em linhas de atendimento ao cliente não são mais aceitáveis, os envios de emails em massa e o Marketing agressivo deixaram de converter quando a segmentação de clientes oferece o tipo de serviço personalizado que os potenciais clientes agora esperam.

A análise de dados, particularmente no Marketing, proporciona uma visão mais ampla das dores, preferências e desejos dos clientes e potenciais clientes. Além disso, permite compreender a eficácia das práticas e estratégia do negócio e fornece insights concretos e acionáveis que permitem oferecer exatamente o que o seu cliente ou potencial cliente procura, no canal certo e no momento certo.

Nunca se esqueça de que a Tecnologia e o Marketing evoluem diariamente e, com eles, as expectativas do cliente. É obrigatório prever e entender o que os clientes e potenciais clientes querem e saber como chegar a eles. Com o Analytics e o Marketing alinhados, esse objetivo certamente pode ser alcançado com sucesso.

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Marcelo Buinho
Marketing Specialist
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