Se por um lado, o setor da Banca e dos Serviços Financeiros tem sofrido diversas alterações económicas, regulatórias e tecnológicas, por outro estamos perante um cliente cada vez mais exigente e que pede um serviço mais personalizado, ágil e eficiente.
Com a pandemia esta necessidade acelerou, fazendo com que os canais digitais passassem a ter um papel cada vez mais determinante na relação com o cliente. Mas, também, trouxe às entidades bancárias desafios internos e externos, tornando os dados um ativo crítico para o negócio. Perdas de receita, reservas de capital e o uso significativo das moratórias foram alguns dos problemas que a crise do Covid-19 trouxe ao setor.
Os grandes Bancos Europeus viram as suas receitas cair 5% no primeiro semestre de 2020. No entanto, a passagem para os canais digitais potenciou novas oportunidades para o setor como, por exemplo, processos totalmente automatizados, decisão de crédito mais ágil e uma análise mais profunda dos clientes.
De forma a conseguirem dar resposta a um mercado cada vez mais volátil e competitivo e a evitarem eventuais erros que possam ter cometido no passado, a Banca e os Serviços Financeiros passaram a investir em ferramentas que lhes permitem aumentar a competitividade, otimizar os seus processos e oferecer uma resposta célere aos seus clientes.
A transformação digital está a marcar o presente e o futuro do setor, e a adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial trazem mudanças nas operações, nas vendas, na relação com os clientes e na segurança dos serviços. Para além disso, a IoT (Internet of Things) está efetivamente a transformar os serviços ao cliente: os dispositivos móveis, a tecnologia wearable, o controlo por voz e a Inteligência Artificial (IA) estão a impor um novo ritmo ao setor.
Assim, a aposta em soluções tecnológicas disruptivas trazem maior inovação, rentabilidade e competitividade ao negócio. Este é um trabalho permanente e o segredo para o sucesso assenta na capacidade de adquirir insights valiosos sobre as tendências de mercado, o comportamento dos consumidores e as suas expetativas, oferecer serviços orientados ao cliente e produtos inovadores que correspondam às suas expetativas.
A verdade é que o setor financeiro está em constante mudança e exposta a um maior risco pelos mais diversos fatores, sendo por isso crucial obter insights em tempo real que possibilitam a qualquer entidade obter maiores vantagens competitivas, melhor rentabilidade e uma tomada de decisões estratégicas mais assertiva, eficaz, rápida e flexível. Além disso, as informações acionáveis geradas por uma solução de Data Analytics e IA podem mitigar o risco no setor bancário, permitindo, por exemplo, a deteção rápida e eficiente de fraudes.
A tecnologia é, sem dúvida, um pilar na transformação das organizações e desempenha um papel decisivo na diferenciação, inovação e competitividade do setor.
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Artigo de opinião publicado no meio Risco – dezembro 2021
José Oliveira
CEO