14 Julho 2023

Liberte o Valor dos seus Dados com Data Governance

No mundo acelerado em que vivemos, guiado por dados, as organizações são inundadas por um enorme volume de dados com imenso potencial de crescimento e inovação. No entanto, ao aplicar algum nível de controle nos processos de gestão de dados, este valioso recurso pode rapidamente tornar-se gerível e ajudar no sucesso das empresas. É neste ponto que o Data Governance pode ajudar como aliado de confiança, habilitando as organizações a aproveitar o poder dos seus dados.

Pense em Data Governance como a força orientadora que assegura que os seus dados são geridos, protegidos e utilizados ​​de forma eficaz na sua empresa, estabelecendo regras, políticas e processos que regem a qualidade, integridade e segurança dos dados em todo o seu ciclo de vida.

De acordo com a Gartner, até 2026, 20% das grandes empresas usarão uma única plataforma de análise e gestão de dados para unificar e automatizar discretos programas de gestão.

Porque é que o Data Governance é tão importante?

Em primeiro lugar, pela qualidade dos dados. Imagine que está a planear uma viagem. Conta com mapas corretos e atualizados para chegar até ao seu destino. Da mesma forma, Data Governance assegura que os seus dados são como um mapa no qual pode confiar: preciso, consistente e confiável. Ao definir padrões e processos de recolha, validação e manutenção de dados, Data Governance garante a máxima qualidade dos seus dados, o que significa que pode tomar decisões informadas com base em insights de confiança e assim impulsionar o crescimento e a inovação da sua empresa.

Por exemplo, uma organização no setor da saúde pode implementar práticas de Data Governance para validar e padronizar registos de pacientes, reduzindo erros, melhorando a precisão do diagnóstico e elevando a qualidade geral do atendimento.

Outro motivo para desvendar a importância do Data Governance prende-se com a conformidade na proteção de dados e gestão de risco. No panorama atual de regulamentação de privacidade de dados e ameaças cibernéticas, garantir a conformidade e mitigar os riscos é mais importante do que nunca.  O Data Governance proporciona o suporte necessário para proteger a sua empresa contra violações de dados e penalizações por não conformidade, estabelecendo políticas e procedimentos para resguardar dados confidenciais, gerir autorizações de acesso e monitorizar o uso de dados. Ao aderir a estas práticas, protege a reputação da sua empresa e a confiança do cliente, evitando multas potencialmente pesadas e ganhando uma vantagem competitiva num ambiente cada vez mais regulamentado. Outro exemplo é a implementação, numa instituição financeira, de medidas robustas de Data Governance para proteger os dados dos seus clientes. Ao implementar controles de acesso rígidos e encriptar informações confidenciais, a instituição financeira pode evitar possíveis violações de dados e multas pesadas impostas pelas autoridades reguladoras.

O Data Governance não diz respeito apenas a regras e conformidade, mas também a colaboração e capacitação. O Data Governance promove a colaboração em toda a organização, garantindo que as partes interessadas tenham acesso a dados precisos e relevantes. Isto habilita-as a tomar decisões informadas, alinhar esforços e impulsionar o desempenho dos negócios. Uma tomada de decisões orientada por dados no centro da sua empresa permite-lhe aumentar a agilidade, a competitividade e o sucesso em geral.

Para implementar Data Governance de forma eficaz necessita de uma estrutura robusta e de um modelo operacional. A estrutura é o modelo para as suas iniciativas de Data Governance — define a estrutura, as funções, as responsabilidades, os processos e as ferramentas necessárias para uma implementação bem-sucedida. A base garante que o seu programa é construído em terreno sólido.

O modelo operacional, por outro lado, dá vida à estrutura. Define como vai operar o Data Governance  na sua empresa, incluindo os processos de gestão, os mecanismos de tomada de decisão e os canais de comunicação.

Pense no motor como força propulsora por trás das suas iniciativas de Data Governance integrando-as perfeitamente nas suas operações diárias e alinhando-as com os objetivos gerais do seu negócio.

Para garantir o sucesso do seu programa de Data Governance, é fundamental a constituição de uma comissão que reúna representantes cruciais (proprietários dos dados) de diferentes unidades e funções de negócio, sendo essencial permitir que a empresa tome decisões sobre seus dados.

A implementação de Data Governance é um processo contínuo e uma prática recomendada e começa com uma avaliação da maturidade, a ser realizada periodicamente para analisar o progresso. O Modelo de Maturidade ajuda as organizações a avaliar o seu estado atual de Data Governance, a identificar áreas que necessitam de melhoria e a aperfeiçoar continuamente as suas práticas de gestão e governança de dados.

Data Governance Deliverables

Um produto Data Governance é, sem dúvida, uma tecnologia com o nome de ‘Data Catalog’. Como inventário exaustivo dos ativos de dados da sua empresa Data Catalog permite-lhe pesquisar e descobrir a riqueza dos dados disponíveis. Permite-lhe atingir níveis crescentes de maturidade em Data Governance,  uma vez que potencializa a democratização de dados, fornecendo aos utilizadores um interface amigável, semelhante a ter o seu próprio mecanismo de pesquisa Google para os seus ativos de dados. O Data Catalog é um produto fundamental para garantir a acessibilidade de dados e promover uma cultura orientada a dados na sua empresa. Com o Data Catalog pode encontrar e entender facilmente os dados de que precisa e confiar nos dados que está a utilizar, permitindo-lhe explorar e analisar dados de forma eficaz e configurar uma estrutura de Data Governance antes de implementar um Data Catalog.

A Data Lineage, uma funcionalidade que geralmente faz parte dos Data Catalogs, é como rastrear os passos dos seus dados. Captura o percurso dos dados, da origem ao destino, documentando as transformações e os processos pelos quais passa. É como ter um bloco de notas de detetive que o ajuda a entender como alterações ou erros nos seus dados podem afetar os processos subsequentes e a tomada de decisões. Com a Data Lineage, ganha visibilidade e confiança na fiabilidade e precisão dos seus dados.

Para além destes produtos, Data Governance Technologies podem incluir outros elementos essenciais e úteis. Por exemplo, dicionários de dados ou glossários de dados funcionam como guias de referência que definem o significado e as características dos elementos de dados. Estes recursos ajudam a garantir a compreensão dos dados em toda a organização, reduzindo a confusão e promovendo o uso eficaz dos dados.

Implementar Data Governance e os seus vários componentes, permite-lhe libertar todo o potencial dos seus dados. Melhoria da qualidade de dados, maior conformidade, operações simplificadas e melhor tomada de decisões são apenas alguns dos benefícios com que pode contar. Por isso, abrace o poder de Data Governance e liberte o verdadeiro valor dos seus ativos de dados.

 

     sandro scordo
                 Sandro Scordo                           

                    Senior Consultant     

   

             Francisco Coelho

               Associate Consultant    

Blog