23 Abril 2019

Por que devo investir na Visualização de Dados?

A capacidade de contar uma história para lá dos números é o que torna a visualização de dados numa poderosa ferramenta de análise. A visualização de dados pode ser utilizada para analisar tendências, demonstrar o desempenho, compreender o impacto das estratégias implementadas, identificar padrões e muito mais, permitindo ao utilizador analisar e identificar informações críticas para o negócio através de dashboards dinâmicos, relatórios interativos, gráficos, tabelas, ou outras representações visuais de forma rápida e eficaz.

O poder da visualização de dados e a capacidade de representá-los visualmente, está na sua capacidade para transformar dados brutos em insights válidos, percetivos e claros, e que estes contribuam para tomadas de decisão eficientes e baseadas em factos, que levarão a um desempenho do negócio otimizado.

Assim, uma visualização de dados interativa, oportuna, imediata e em tempo real permite que os decisores explorem os dados de forma fácil e extraiam o maior conhecimento possível, que consiga garantir a eficácia do planeamento e execução, da monitorização e do controlo da estratégia empresarial. Além de que, uma visualização de dados eficaz facilita no momento de transmitir ideias, conceitos ou demonstrar o storyteller.

Sabendo que, hoje em dia, as organizações processam um volume de dados sem precedentes, a visualização de dados permite processar essa informação de forma eficaz e útil, levando à identificação de oportunidades, desafios e a um maior e melhor acompanhamento das tendências do mercado, podendo ainda captar padrões e tendências importantes, que se poderiam perder se os dados fossem analisados através de métodos mais tradicionais. O acesso a insights fiáveis e precisos leva a melhores decisões operacionais e estratégicas dentro da organização.

A visualização de dados é muito importante para a sua empresa, pois permite de forma eficaz interpretar e extrair informação vital dos dados gerados, originando processos de decisão mais eficazes, processos otimizados e identificação de novas oportunidades de negócio, o que permite um maior crescimento e rentabilidade da sua organização.

infografia sobre as vantagens da visualização de dados