18 Julho 2019

Impulsionar os lucros nas Telecomunicações, Media e Entretenimento através do Analytics e Big Data

Integradas num mercado cada vez mais global e competitivo, onde a complexidade e a exigência dos clientes são palavras de ordem, as empresas necessitam de ter rapidamente na sua posse toda a informação necessária para poderem tomar as melhores decisões e criarem assim uma maior vantagem competitiva face à concorrência.

Este ambiente de mudança também trouxe ao setor das Telecomunicações, Media e Entretenimento, um crescente interesse do consumidor pelo canal digital. Num mundo onde as pessoas estão constantemente conectadas, os comportamentos nas redes sociais, os registos de chamadas ou o histórico dos sites consultados por exemplo, produzem um enorme volume de dados, pelo que fazer um uso eficiente dessa informação torna-se indispensável à adequada gestão das expectativas de clientes e investidores, permitindo identificar e concentrar a atividade da empresa nos processos de negócio que possam trazer, realmente, mais-valias para estes e, simultaneamente, promover o seu crescimento e a adaptabilidade, gerando o retorno financeiro esperado.

Posto isto, não há dúvida que as soluções de Analytics e Big Data fornecem às empresas de Telecomunicações, Media e Entretenimento, um conjunto de insights úteis e fiáveis de forma a estas integrarem novas fontes e identificarem novas oportunidades de negócio. Além disso, com uma análise de dados eficiente, as empresas conseguem, por exemplo, acrescentar valor aos seus negócios, melhorar o atendimento ao cliente, otimizar processos, e melhorar, no geral, a sua performance. Uma análise exaustiva dos dados gerados pelos consumidores permite que as empresas consigam conhecer detalhadamente quem são os seus clientes, ter acesso aos principais KPIs em tempo real, automatizar tarefas, reduzir custos, aumentar os lucros e impulsionar a venda de novos produtos e serviços.

telco media

 

Em particular no setor das Telecomunicações, Media e Entretenimento, o “churn” é uma preocupação constante, uma vez que afeta diretamente a competitividade da organização. O mercado volátil, as guerras de preços e o conhecimento dos consumidores são hoje fatores que contribuem para que as taxas de fidelização sejam uma preocupação persistente dentro das empresas nacionais e internacionais. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey and Company, ao digitalizar o atendimento ao cliente, a satisfação do cliente pode aumentar em 33% ao mesmo tempo que reduz os custos até 35%.

Através do grande número de dados gerado consegue segmentar os seus clientes e potenciais clientes, de forma a terem uma oferta personalizada que corresponda às suas necessidades. As operadoras conseguem assim desenvolver campanhas direcionadas e melhorar o seu serviço, captando novos públicos e reduzindo as taxas de abandono, bem como obter uma maior satisfação do cliente e um aumento das margens de lucro. Até porque a retenção de clientes é um dos principais desafios das operadoras de telecomunicações e aqui a análise preditiva e o Machine Learning geram insights vantajosos para que as empresas consigam identificam os clientes com maior probabilidade de abandono.

De referir ainda que o mercado da publicidade caiu (tendo adotado novas formas) e o consumo sofreu grandes alterações. Como tal, é imperativo melhorar os seus resultados quer ao nível das audiências, quer das receitas, e aqui, sem dúvida, que as soluções tecnológicas dão também um contributo essencial.

Para além disso, ao conseguirem otimizar custos, as empresas de Telecomunicações, Media e Entretenimento conseguem otimizar os processos, e gerar o maior um maior ROI nos vários canais de comunicação. A análise de dados é ainda usada para detetar atividades fraudulentas e tomar medidas atempadamente minimizando assim os prejuízos e os danos.

Alguns benefícios da utilização de soluções de Analytics e Big Data:

  • Monitorização dos canais de distribuição para aumentar o lucro
  • Maior conhecimento dos clientes, o que ajuda a criar ofertas mais personalizadas e impulsiona a receita, diminuindo as taxas de abandono
  • Otimização de tarefas, redução de custos e aumento da eficiência
  • Dashboards atualizados automaticamente com os principais KPI o que permite melhores decisões de negócio
  • Monitorização e gestão de redes em tempo real, de forma a prevenir problemas de rede atempadamente.
  • Prever o retorno do investimento em publicidade, novos produtos e serviços
  • Dashboards e reports detalhados sobre as vendas e impacto de campanhas de marketing
  • Monitorização e análise de comentários, partilhas e atividades nas redes sociais, para avaliar o impacto e a relação da marca com o público
  • Monitorização da informação dos clientes, de forma a detetar padrões de comportamento e necessidades
  • Prevenção atempada de atividades fraudulentas e ameaças

 

Tendo em consideração a pressão para que as empresas do setor Telecomunicações, Media e Entretenimento se tornem mais lucrativas, estas necessitam de ter ao seu dispor soluções de análise poderosas que as ajudem a tomar decisões inteligentes que potenciem o negócio.

E, a sua empresa já está a trabalhar de acordo com as mais recentes tendências tecnológicas? Já imaginou a eficiência que poderia alcançar se já o estivesse a fazer?