21 Novembro 2018

Erro de segurança no cubo com partições Cognos com Custom Views

Quando desenvolvemos cubos para uma organização, por vezes é necessário criar diferentes acessos a diferentes níveis de informação. Assim, a melhor solução para a criação desses acessos é definirmos partições através das Custom Views no cubo.

Vejamos o seguinte exemplo:

–  Um conjunto de utilizadores de uma organização só tem acesso aos dados de Regiões no cubo:

–  Para definirmos esses acessos de informação, basta criar um grupo com estes utilizadores no Cognos e definirmos uma Custom View com a opção “Cloak” ao nível mais alto (opção que omite informação da categoria e dos seus descendentes, mas contém informação acumulada bem como dos níveis mais a cima. Neste caso aparece informação até as Regiões inclusive). Desta maneira este grupo de utilizadores só vai ver informação até às Regiões.

business intelligence

– Para adicionar o grupo a Custom View:

Existem mais customizações a aplicar nos cubos como, Apex, Exclude, Cloak, Summarize, Supress, mas que não vamos abordar neste artigo.

Por vezes temos alguns erros críticos com as Custom Views, um dos exemplos é termos “PDS-PPE-0216 Invalid security information provider. Unable to open ((Security))”:

Ao finalizar a ligação e ao abrir o cubo no Analysis Studio obtínhamos o seguinte erro:

A solução para este erro é a seguinte:

Passo 1: colocar no cubo uma Custom View com o ALL, e adicionar o grupo de utilizadores com o perfil de administradores.

Passo 2: inserir esta Custom View para dentro do cubo.

Passo 3: apagar todos os ficheiros da pasta RTModals (está na instalação do cognos, ex: C:\Program Files\ibm\cognos\c10_64\data\cqe\RTModels)

Passo 4: apagar os seguintes objetos das pastas de processamento dos cubos:

  • o cubo .mdc
  • o cubo .mdc na pasta de deploy
  • As suas repartições .mdp

Passo 5: Processar o cubo no Transformer com a extensão .mdl.

Passo 6: no fim do processamento do cubo, cria-se uma ligação nova no portal cognos a apontar para o novo ficheiro do cubo .mdc e testar essa ligação.

Passo 7: no fim a ligação vai dar sucesso e assim o erro deixou de existir.

 

Ana Ventura
 Consultant