27 Maio 2020

E-commerce e Data Analytics: Quais os benefícios?

A atual pandemia fez disparar as compras online, mudou os hábitos de consumo e obrigou a novos modelos de gestão das empresas. Isto trouxe uma obrigatoriedade às organizações de reverem as suas estratégias digitais e responderem de forma eficaz a um consumidor mais digital, informado e consciente das suas compras.

As soluções de Data Analytics são uma poderosa ferramenta para analisar todos os dados disponíveis, desde o carrinho de compras, ao tráfego ou à taxa de abandono. A pegada digital, que todos deixamos para trás, é uma fonte importante de informação, que oferece inúmeros dados que devidamente analisados se transformam em importantes insights para o negócio.

Sabia que, no comércio online, os setores com maior crescimento face ao período antes da pandemia foram o entretenimento, cultura e subscrições (mais 57%), restauração, entrega de comida e take away (mais 53%), e retalho (mais 44%), segundo dados da SIBS? Além disso, de acordo com o site Statista, as plataformas de retalho tiveram um aumento de 6% no tráfego global entre janeiro e março deste ano e, no geral, os sites de retalho geraram 14,34 biliões de visitas em março de 2020, em comparação com os 12,81 biliões de visitas em janeiro de 2020.

Sem dúvida que o e-Commerce era já uma tendência em crescimento, e a situação provocada pelo covid-19 veio acelerar todo esse processo por parte dos clientes e das empresas.

As empresas, que melhor posicionarem a sua estratégia digital, serão aquelas que se irão diferenciar no futuro

O consumidor quer hoje comprar em qualquer lugar, a qualquer hora e de forma cómoda, simples e segura. Isto traz novos desafios às empresas, que têm de ser céleres na resposta, mas também imensas oportunidades de se posicionarem no mercado e se diferenciarem por um serviço mais integrado, personalizado e intuitivo.

Ao conhecer o que o cliente quer, como e quando quer, consegue desenvolver a sua estratégia de marketing de acordo com os seus hábitos, tendências e gostos. Ao mesmo tempo que, através do histórico de pesquisas e compras efetuadas, consegue conhecer o comportamento do cliente e gerar recomendações precisas, o que se traduz em campanhas mais personalizadas, eficientes e rentáveis.

As soluções de Data Analytics permitem, através de dados exatos, fidedignos e em tempo real tomar as melhores decisões para o negócio, o que levará a um aumento das vendas e da notoriedade da marca.

Com Data Visualizations simples e rápidos de consultar, consegue obter as métricas que o farão conhecer profundamente o seu negócio, o seu cliente e o mercado em que atua. O comportamento e as ações dos seus clientes durante a jornada no site, os cliques e as conversões, ou os artigos mais vendidos e recomendações são alguns dos insights que pode obter e que permitem tomar decisões com base em factos e adequar a sua estratégia à sua realidade do negócio.

Simultaneamente, o Data Analytics dá-lhe também a possibilidade de identificar os clientes que têm mais probabilidade de mudar para a concorrência, logo poderá, antecipadamente, acionar ações para tentar mantê-los consigo.

 “Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual” – Philip Kotler

Hoje em dia, o cliente quer sentir-se único e especial, e valoriza lojas online onde tenha uma experiência de compra agradável e que satisfaça, rapidamente, as suas necessidades e preferências, transmitam segurança nas compras e no pagamento e que tenham um apoio 24/7 através, por exemplo, de chatbots.

Ao identificar padrões consegue ajustar a estratégia, prever comportamentos futuros, criar ofertas direcionadas, recomendar produtos e determinar qual o preço que o seu cliente está disposto a pagar por determinado produto ou serviço, para não fazer, por exemplo, campanhas de descontos massivas.

Com uma estratégia assertiva e baseada em dados reais e precisos, conquista novos clientes, retém os existentes, entrega uma oferta única e diferenciada e, consequentemente, aumenta as vendas.

Manter os seus clientes fiéis faz não só com os clientes voltem a comprar como também recomendem e influenciem terceiros, ou seja, se tornem verdadeiros embaixadores da marca.

Se o e-Commerce era já uma tendência de futuro, a situação que vivemos veio acelerar a sua adoção. O comportamento de compra mudou e as empresas que melhor posicionarem a sua estratégia digital, serão aquelas que se irão diferenciar no futuro. Está preparado para o novo consumidor digital?