9 Julho 2020

Do armazém à distribuição: O que lhe oferece o Data Analytics?

65% dos responsáveis de logística, supply chain e transporte reconhecem a necessidade de reformular os modelos existentes e adicionar flexibilidade às operações de negócio, de forma a garantir toda a distribuição omnicanal, reduzir custos e dar resposta à constante mudança da procura do consumidor, segundo uma pesquisa recente realizada pela Forbes Insights.

A natureza complexa e dinâmica do departamento de logística e distribuição exige que as empresas olhem atentamente para as soluções tecnológicas existentes no mercado. Transparência, agilidade e eficiência são mais valias que se impõem hoje a qualquer departamento da organização, e naturalmente a área de logística e distribuição não fica de fora e só tem a ganhar se olhar para os seus dados, e transformá-los em insights para uma maior eficiência e rentabilidade.

A logística é uma das áreas mais complexas e que mais dados gera dentro da organização. Os clientes e os parceiros exigem constantemente uma gestão das operações aprimorada com entregas eficientes, aos melhores custos.  Ter uma solução de Data Analytics que lhe permita retirar insights desses dados armazenados irá proporcionar-lhe tomadas de decisão mais precisas e adequadas.

Além disso, o recurso a análises preditivas exatas é já hoje uma necessidade que lhe permitirá conhecer o comportamento dos clientes através dos dados históricos, fazer entregas no tempo correto com rotas mais eficientes e reduzir os erros de inventário.

Como fazer entregas mais rápidas e otimizar as rotas de entrega? Como diminuir os custos de distribuição e diminuir os erros? Que serviços complementares agradam aos clientes?

Dos pedidos à consolidação das entregas, toda a cadeia pode ser otimizada. Com foco na qualidade e na eficiência dos processos, o gestor, através de soluções de Data Analytics, tem ao seu dispor informação concreta e útil que lhe permite tomar as melhores decisões e identificar os pontos fracos a melhorar.

Com uma visão integrada da cadeia logística, consegue otimizar as entregas, perceber as rotas mais eficientes, controlar com precisão os horários de entrega e fazer uma eficaz gestão dos pedidos. As soluções tecnológicas ajustadas à sua realidade permitem-lhe ter estes sistemas a funcionar em tempo real para todas as operações quer a nível nacional, quer em operações globais.

Um estudo feito pelo Council of Supply Chain Management Professionals revelou que 93% dos transportadores e 98% das empresas de logística terceirizadas sentem que a tomada de decisão baseada em dados é crucial para atividades da cadeia de fornecimento, e 71% deles acreditam que o big data melhora a qualidade e o desempenho.

Ao ter acesso aos principais indicadores, o Data Analytics irá permitir melhorar toda a cadeia logística, fazer previsões da procura de forma a efetuar entregas nos prazos corretos e assim conseguir reduzir custos e desperdício, além de aprimorar a experiência ao cliente. Ao otimizar as tarefas mais rotineiras ganhará ainda em produtividade e em todos os processos operacionais, o que impactará diretamente na distribuição.

Se internamente toda a organização ganha em celeridade, produtividade e eficiência, as soluções de Data Analytics permitem-lhe também aumentar a fluidez no relacionamento com os clientes e fornecedores, tornando as operações mais rápidas e simples.

Ganha assim um controlo absoluto desde o momento que recebe um pedido até este ser entregue ao seu cliente final. Consegue ainda ter processos de picking eficientes, sistemas de gestão de transporte para acompanhar e gerir as entregas e prazos, bem como auditorias mais eficazes.

Com os dados ao seu alcance toda a cadeia logística ganha flexibilidade e agilidade que trarão mais valias para o negócio, diferenciação e aumento das vendas.

Tendo ao seu dispor as soluções mais disruptivas do mercado, a performance das entregas é otimizada ao conseguir definir a melhor rota possível, estimar o tempo necessário e o tipo de condições adequadas à distribuição.

As operações são otimizadas com um controlo absoluto do armazém até à entrega. Um serviço de excelência e a custos reduzidos permitem uma otimização do inventário com um conhecimento preciso da procura e das principais tendências do mercado, pois ao conhecer melhor os seus clientes e necessidades, consegue gerir o stock, ajustar os custos e aumentar a rentabilidade.

Com uma cadeia de fornecimento mais transparente, automatizada e eficiente, as empresas conseguem aumentar a sua rentabilidade e capacidade de resposta face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Sem dúvida que a análise de dados trouxe vantagens competitivas reais às empresas de logística e distribuição.

Está preparado para aumentar a produtividade, minimizar os erros e colocar a sua empresa um passo à frente da concorrência?