6 Fevereiro 2019

Decisões inteligentes reduzem custos e melhoram o sucesso da empresa

Muitas empresas já têm integrados sistemas que lhes permitem agregar todos os dados oriundos dos vários departamentos. Mas além de ter acesso a esses dados estruturados, é essencial que os líderes confiem na sua veracidade e na facilidade de leitura dos mesmos, de forma, a com isso, tomarem decisões mais fiáveis e inteligentes. Daí que as soluções de Analytics e Big Data permitam tornar esses dados mais significativos e essenciais para tomar as melhores decisões para o negócio.

Hoje em dia, as empresas que olham para os seus dados reconhecendo-lhes valor e que fazem análises preditivas ganham vantagens competitivas face aos concorrentes, seja qual for o setor em que atuam. Com uma visão total e real do negócio, é possível aumentar as vendas, lançar novos produtos e ganhar produtividade sempre com o objetivo de tomar decisões mais inteligentes e eficazes, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade. Assim, ter uma ferramenta que o auxilia e ajuda a melhor responder aos desafios diários da sua organização, permite analisar investimentos e riscos, interpretar os fatores que influenciam direta ou indiretamente a rentabilidade, fornecendo informações seguras de forma rápida, simples e eficiente e que levarão a um aumento da competitividade.

É importante que o decisor se centre no retorno que as tecnologias podem trazer, uma vez que a informação certa, no momento certo, adquire um papel primordial na altura de tomar resoluções e, muitas vezes, os prazos e a pressão para a tomada de decisões levam a resoluções mais intuitivas, precipitadas e rotineiras, sem sequer haver um conhecimento total e real da situação.

Com a solução tecnológica certa e pensada nas necessidades do seu negócio, as decisões são tomadas de forma consciente e com base na análise de dados factuais em tempo real. Até porque os KPI’s obtidos e interpretados dão ao gestor vários cenários e possibilidades, que o auxiliam a melhor definir e decidir os caminhos a escolher.

Os dados são como ouro para as empresas, mas só com uma análise eficaz desses dados estes podem assumir uma posição competitiva e diferenciadora no mercado, adaptar-se mais rapidamente aos fatores externos, responder eficientemente aos clientes, transmitir uma melhor imagem da empresa e apostar na inovação de forma a estar sempre em vantagem competitiva face à concorrência e na vanguarda num mercado que é cada vez mais volátil, exigente e complexo. Para além de melhores resultados, a tecnologia permite ainda a redução de custos. É certo que qualquer gestor pretende que a sua empresa seja mais rentável e com custos mais reduzidos. Mas o mercado evolui todos os dias, as oportunidades e as ameaças aparecem de forma surpreendente, e os dados são hoje produzidos a um ritmo alucinante e são fundamentais.

Assim, os gestores entenderam hoje que para decisões inteligentes é necessário abandonar modelos de gestão antigos, que deixaram já de ser competitivos para abraçar novos modelos de negócio, onde a tecnologia assume um papel de destaque, e que trazem mais valor à organização. A falta de uma visão macro de todos os dados da empresa é um dos fatores que mais contribui para o erro na altura de tomar decisões. Por isso, os dados devem permitir insights confiáveis, relevantes, preditivos, para que sejam relevantes para decisões mais eficazes.

Além disso, o recurso à tecnologia reduz o tempo na execução das tarefas, o que permite um aumento da produtividade. Na prática, os relatórios gerados são estruturados e traduzem-se em soluções otimizadas e eficientes para o negócio.

Adicionalmente, as ferramentas de Analytics e Big Data auxiliam as empresas a identificar as áreas e os procedimentos a melhorar e onde é possível cortar nos custos. O facto de permitir melhorar e otimizar os processos, prever comportamentos, maximizar as vendas e identificar novas oportunidades traz às organizações uma maior vantagem competitiva e a possibilidade de atingir a excelência. Além de que o cruzamento de informação, leva a que as soluções sejam personalizadas e otimizadas para cada negócio.

Efetivamente, as tecnologias de Analytics e Big Data podem ajudar a identificar oportunidades para a redução de custos, a viabilidade dos projetos, otimizar as despesas e os investimentos efetuados, o que levará naturalmente a um aumento dos lucros, da produtividade e eliminará os custos indesejados. Contudo, é importante perceber que decisões inteligentes se traduzirão numa redução de custos sem que isso afete os processos, a qualidade dos serviços/produtos, e a resposta aos clientes, que estão cada vez mais exigentes e informados.