O novo Cognos Analytics (v11) apresenta diversas mudanças, especialmente no seu layout. Criar dashboads é uma das novas funcionalidades – introduzindo uma opção mais self-service com um simples arrastar de objetos.
Como criar um dashboard?
Para criar um dashboard é necessário importar um ficheiro (pode ser de excel ou csv) ou então criar uma ligação à base de dados. Para esta última é necessário criar um Data Module para conectar as diversas tabelas. Neste artigo irá ser criado um dashboard utilizando um ficheiro excel, pelo que não é necessário criar um data module para o mesmo. O resultado final pretendido será:
Primeiros Passos
Abrir a página Welcome.
Importar um ficheiro excel. Clicar no ícone Upload Files e escolher o ficheiro.
Criar um novo Dashboard. Clicar em New posteriormente em Dashboard.
Escolher o Freeform Tabbed como layout.
Importar a fonte de dados para o dashboard. Clicar em “+” nas selected sources e escolher o ficheiro que foi importado previamente.
Dar um nome ao Dashboard. Clicar na “Tab 1” e escrever “Sales”.
Criação da secção dos KPI’s
Ao arrastar uma métrica para o dashboard, o cognos irá criar um KPI automaticamente.
Seleccionar o campo “Sales” e arrastá-lo para o dashboard. É visível que foi criado um somatório automaticamente, para alterar este cálculo clica-se no símbolo de somatório.
Para remover a label do KPI e abreviar os números é necessário ir às propriedades. É através das propriedades que se pode alterar também as cores do texto.
Para adicionar um título, selecciona-se o kpi criado e de seguida no botão pencil.
Criar um KPI para a métrica “Discounts” e “Product Base Magin”, utilizando uma média.
Criação dos Gráficos
Pode-se facilmente arrastar vários campos para o dashboard. De forma automática, o cognos irá criar o gráfico recomendado para os campos seleccionados.
Seleccionar “Sales” + ctrl + “Product container” e arrastar para o dashboard. De forma automática, irá ser criado um gráfico de barras com as colunas seleccionadas.
Ao clicar na seta azul ↗ e posteriormente no ícone gráficos – change visualization – podemos alterar o tipo de gráfico. Neste caso, vamos escolher um Column Chart.
Para ordenar as barras de forma decrescente, selecciona-se as “Sales” que são os valores das barras e posteriormente, no ícone ↓ – Sort.
Para criar um mapa é necessário clicar nas visualizations e escolher o map como gráfico.
Utilizando o campo “Province” como Regions e “Sales” como Region(heat) cria-se um gráfico que mostra o total de vendas geograficamente.
Nas visualizations escolher o gráfico radial bar. Para as categorias, escolher o campo “Ship Mode” e para os valores, escolher o campo “Sales”. Ordenar as “Sales” de forma decrescente.
Nas visualizations escolher o gráfico tree map. Escolher o campo “Product Sub-Category” como nível um e o campo “Sales” como tamanho.
No painel de propriedades seleccionar a opção “Hide Legend” para esconder a legenda do gráfico.
Criação da Tabela
Esta funcionalidade está disponível nas visualizations – Grid.
Arrastar para as colunas os campos “Product Sub-Category” e “Sales”.
Ordenar a coluna “sales” em ordem decrescente.
Inserir uma Imagem
Através do símbolo de Media – Image, adicionar um logotipo.
Inserção de uma nova página
Criar uma nova página e designá-la como “Orders” utilizando o símbolo presente no topo da página.
Alterar a cor de fundo do Dashboard
Esta opção encontra-se no painel das propriedades. Escolher a cor branca.
Este tutorial está disponível também em versão vídeo.
Para ter acesso ao ficheiro excel utilizado, contacte-nos.
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