22 Agosto 2018

Conheça melhor o conceito de SaaS e PaaS

Neste artigo vamos falar de Cloud Computing e compreender melhor os conceitos de SaaS e PaaS, cujas aplicações práticas ainda não são claras para quem procura soluções com base na cloud.

Cloud Computing

SaaS e PaaS, ambos são modelos de serviço cloud based, mas afinal qual a diferença entre eles?

A diferença básica entre PaaS e SaaS é que o primeiro é um software oferecido através da internet e o segundo é uma plataforma de desenvolvimento para a criação de software e aplicações cloud based.

Cloud Computing

SaaS: Software como Serviço

O SaaS representa o maior mercado na cloud, aqui o utilizador paga pelo serviço e não pelo produto. Este modelo permite aos utilizadores o acesso a aplicações através da Internet sem necessidade de downloads ou instalações, normalmente através de um browser. No SaaS, tudo é gerido pelo fornecedor do serviço: aplicações, sistemas operacionais, servidores, armazenamento e rede.
Um exemplo comum é o Office 365, que nasceu na cloud e já tem uma infinidade de serviços prontos para utilizar.

Cloud Computing

PaaS: Plataforma como Serviço

O PaaS pode ser definido como um ambiente de desenvolvimento na cloud, tipicamente para programadores, com recursos que permitem disponibilizar aplicações cloud based de uma forma prática e efetiva, sem a necessidade de comprar e manter o software e a infraestrutura subjacentes. No PaaS o utilizador compra os recursos de que precisa junto de um fornecedor de serviços num modelo pay as you go e acede aos mesmos através de uma ligação segura à Internet.
Um exemplo comum é o Microsoft Azure.

Quais as vantagens do Cloud Computing?

Entre as razões mais comuns pelas quais o Cloud Computing é cada vez mais popular estão:

1. Preço
Elimina as despesas de compra e manutenção de hardware e software, permite o controlo de gastos no uso de aplicações, ou seja, o utilizador apenas paga o tempo que usa.

2. Facilidade de uso e escalabilidade
Os recursos podem ser provisionados em minutos, através de um browser e, com apenas alguns cliques. É possível dimensionar de uma forma flexível, fornecendo a quantidade certa de recursos quando necessário.

3. Segurança
Os modelos de Cloud Computing tornam mais fáceis o backup e a recuperação de dados, porque estes podem ser espelhados em vários sites na rede do fornecedor de serviços.

Agora que já sabe o que é SaaS e o que é PaaS, fica mais fácil optar por uma solução de Cloud Computing de acordo com as suas necessidades.

Paulo Alpoim
Associate Manager
Blog