30 Agosto 2018

Como otimizar o Social Media com Analytics

“Social Media Intelligence is the act of gathering information from social media sites, which can be both intrusive or non-intrusive, and collecting data from open and closed social networks. For small businesses, the use of social media intelligence can be a guiding factor in future strategic business decisions.” – blog.hootsuite.com

Muito provavelmente, já ouviu ou leu sobre Social Media Intelligence, principalmente devido ao boom das redes sociais dos últimos anos, que invadiram parte da nossa vida, assim como parte do nosso trabalho diário. Com este aumento, foram desenvolvidas novas formas de promover o negócio de uma empresa, fórmulas mais eficientes, com menos custos associados, muito mais direcionada e com possibilidade de atingir uma audiência mais ampla e com foco nos seus gostos pessoais, assim como nas interações dentro das variadas redes sociais. A isto chamamos Marketing Digital.

Mas, não seria interessante aliar o Marketing Digital a soluções de Analytics? Quão viável é afirmar que o uso de ferramentas de Analytics podem aumentar a qualidade do Marketing Digital realizado por uma empresa?

Social Media Analytics

 

Como entender o comportamento de um cliente?

Existem três questões nas quais uma empresa se deve focar:

1. Como está a evoluir o tráfico do meu website?
2. Estará o meu website estruturado da forma correta e vai ao encontro das necessidades do meu negócio?
3. Atualmente, quantos utilizadores estão a interagir com os conteúdos relacionados com a minha marca?

Social Media Analytics

 

Como resposta a estas questões, o mercado oferece variadas ferramentas. Neste artigo, não vamos detalhar quais as ferramentas existentes para este propósito, queremos apenas referir que existem dois tipos das mesmas:

Ferramentas Analíticas para a Web

São ferramentas que extraem informação relacionada com o tráfico de uma página na web:

  • Número de utilizadores, em tempo real, que visitam a página.
  • Qual a origem desses utilizadores (localização geográfica)
  • Quais os conteúdos mais procurados por esses mesmos utilizadores.

 

Social Media Analytics

 

Ferramentas Analíticas de Social Media

São ferramentas que extraem e analisam toda a interação entre os diversos utilizadores de uma rede social: comentários, partilhas, gostos, publicações, etc.

Marketing Digital

Como anteriormente referido, nos últimos anos foi desenvolvida uma nova fórmula para promover um negócio de forma mais eficiente, mais económica e muito mais direcionada, oferecendo a possibilidade de atingir uma audiência mais ampla e com foco nos seus gostos pessoais, assim como nas interações dentro das variadas redes sociais.

Como otimizar as diversas etapas para extrair valor do Marketing Digital


1. Estabelecer Estratégias e Objetivos

Apesar do objetivo final, é muito importante estabelecer estratégias para alcançar o sucesso do Social Analytics. Este passo, que é várias vezes ignorado, é considerado um dos mais importantes de todo o processo.

Como estabelecer estas estratégias?

  • Foco numa área mais do que nas outras: por vezes, as empresas tentam cobrir mais do que uma área e caem no erro de não serem suficientemente eficientes em nenhuma.
  • Compreender quem é o público-alvo: para ser eficiente numa campanha publicitária, as empresas precisam de conhecer bem o público alvo para o qual estão a direcionar essa campanha.
  • Quando devem os objetivos estabelecidos ser concretizados? É importante estabelecer prazos para cada um dos objetivos, sendo que estes devem ser específicos, mensuráveis e realistas.
2. Planeamento

Dependendo do público-alvo e da comunidade social que é criada à volta de uma marca, produto ou serviço, o planeamento deverá sempre ser feito – que tipo de conteúdos serão publicados nos diferentes canais das redes sociais?

3. Consistência e Compromisso

Assim que um tipo de conteúdo é publicado, o mesmo precisa de ser monitorizado de forma regular. Efetuar atualizações de conteúdo previamente agendadas levam à preocupação de manter a informação sempre recente/atualizada e relevante para o seu público.

No entanto, não são apenas a consistência e os conteúdos atualizados que são importantes. A forma como se chega ao público alvo é algo a ter sempre em consideração e nunca negligenciar. E aqui falamos de Compromisso. Este compromisso é como uma relação a longo prazo: implica esforço, dedicação, construção de bases para o futuro e assegurar que do outro lado existe plena satisfação, hoje e nos anos que se seguem. Para atingir este objetivo, um sistema com valor acrescentado precisa de ser criado nas redes sociais, mostrando que a marca, o produto ou o serviço em questão realmente se preocupa e interage com o seu público e com o seu nível de satisfação. Tudo isto está relacionado com usar as redes sociais para criar uma boa e sustentável relação com o cliente.

4. Monitorização

Finalmente, mas não menos importante, a presença e conteúdos nas redes sociais deve ser constantemente monitorizada. Esta monitorização deve ser feita, pelo menos, numa base semanal, para assegurar o sucesso e a forma correta de atingir a uma audiência.

Social Media Analytics

 

Como analisar (e visualizar) toda esta informação e o impacto de todas as actividades nas redes sociais?

Existem vários benefícios em analisar a informação extraída das redes sociais, como por exemplo:

  • Otimização do Marketing: Ao contabilizar os gostos e partilhas de uma determinada publicação, consegue analisar qual o impacto que essa publicidade tem num público especifico. Isto pode ser muito útil no desenvolvimento de novas campanhas, no chegar a novas audiências, etc. – campanhas publicitárias orientadas.
  • Capturar ideias: A identificação das necessidades dos clientes relativamente a produtos, serviços ou marcas leva também à identificação de problemas relacionados com os mesmos.
  • Análise Sentimental: Extrair “sentimentos” / reações a partir da interação dos utilizadores com os conteúdos de uma empresa. Isto é de extrema importância para entender opiniões e, com esse conhecimento, melhorar serviços.

 

Atualmente, as ferramentas de Analytics permitem o acesso e posterior análise de conteúdos de redes sociais, tais como, LinkedIn, Twitter, Facebook, etc. Contrariamente a anos anteriores, o acesso a estas ferramentas está agora aberto a empresas de menor dimensão, sem haver a necessidade de uma equipa de IT a suportar/desenvolver este tipo de trabalho.

Os utilizadores podem gostar ou partilhar conteúdos de outros utilizadores, assim como as soluções de Analytics conseguem oferecer este mesmo tipo de partilha e conhecimento com as empresas.

À medida que a informação se torna popular, também os decisores de uma empresa começam a perceber a que tipo de informação os utilizadores dão mais valor, bem como, de que forma esta deve esta ser disponibilizada, aumentando assim a confiança na tomada de decisão.

Escolher a ferramenta de Analytics certa para usar em conjunto com uma boa estratégia de Marketing Digital, pode ajudar as empresas e os seus decisores a apontar na direção correta e fazer muito mais do que unicamente o estabelecimento do compromisso para com os utilizadores:

  • Análise de comportamento social, assim como das preferências dos utilizadores, levando à previsão de tendências futuras
  • Priorização de foco e recursos
  • Melhoramento da experiência do cliente
  • Aprendizagem a partir da competição
  • Reavaliação e Segmentação

 

Conclusão

Existem algumas questões que são feitas pelos profissionais de Marketing e que esperamos conseguir responder com o acesso a este tipo de ferramentas:

  • Que tipo de conteúdos devo criar para obter resultados positivos?
  • Como torno os conteúdos da minha empresa competitivos no mercado?
  • Como demonstro o valor dos conteúdos da minha empresa de forma clara?

Os dias de adivinhar ou ter simplesmente sorte terminaram. Para alcançar o sucesso, as empresas precisam de encontrar caminhos que proporcionem uma forma de trabalho mais eficaz, identificar tendências, e partilhar conteúdos que atraiam um determinado público alvo, estabelecendo a correta ligação entre os utilizadores e a marca.

O investimento em Analytics permite compreender o estado atual de um negócio, porque é que chegámos aqui e para onde caminhamos.

Os decisores de uma empresa podem assim analisar a informação e, de uma forma direta e simples, compreender e tomar decisões de forma mais rápida, mais eficaz e mais relevante para o seu próprio negócio.

   Joana Dias
   Consultant