27 Novembro 2019

Como o Analytics e o Big Data otimizam as análises tradicionais no Legal?

Segundo o McKinsey Global Institute, quase 1/4 do trabalho de um advogado pode ser automatizado com o uso da Inteligência Artificial. Além disso, algumas pesquisas sugerem que a adoção de tecnologias disruptivas na área do Legal, reduzem o volume de horas de trabalho dos advogados em 13%.

Conhecidos pela quantidade de documentação e de procedimentos a que são obrigados, os departamentos jurídicos e os escritórios de advocacia podem, hoje em dia, otimizar os seus processos através de uma análise de dados eficaz, conseguindo assim alavancar os negócios e diminuir os custos.

Com a implementação de soluções de Analytics e Big Data no setor legal tarefas operacionais e repetitivas tendem a ser substituídas e automatizadas aumentando a produtividade. Passa assim a estar disponibilizado um conjunto de indicadores-chave, que permitem a monitorização da condução e da gestão da atividade e, ao mesmo tempo, antecipar cenários futuros, permitindo analisar a performance da empresa, alinhada com a estratégia e objetivos traçados.

Para além disso possibilita fácil acesso na gestão de informação, flexibilidade e rapidez na análise de dados. Nos dias de hoje, já não é mais viável trabalhar com base na intuição. As decisões baseadas em dados concretos e fiáveis são muito mais assertivas e inteligentes. Logo, os insights gerados tornarão o seu escritório muito mais competitivo e serão um poderoso aliado na hora de tomar decisões.

Com soluções de Analytics e Big Data, consegue perceber os casos em aberto, quanto tempo durou determinado litígio, quais as sentenças que ganharam e quais as que perderam, e quais os recursos e estimativa de tempo para cada processo são exemplos de alguns insights disponíveis à distância de um clique.

Pode ainda saber a faturação da empresa por cliente, por origem e por caso. É também possível, indicar honorários, provisionamentos e contratos que possam estar por vencer, para que erros dessa natureza não ocorram e onerem todo um trabalho.

Consegue através dos insights gerados personalizar a sua estratégia e direcionar o negócio de forma a aumentar a performance de toda a organização. Com uma análise prévia, o advogado pode saber as probabilidades de ganhar ou perder determinado processo. Além disso, consegue facilmente aceder a processos passado e reconhecer padrões.

A análise de dados é hoje uma realidade em muitos setores e uma ferramenta poderosa para os advogados e departamentos jurídicos que pretendam potencializar e otimizar o seu trabalho, obtendo sem dúvida resultados mais satisfatórios e conseguindo cumprir os prazos. Com as soluções tecnológicas certas consegue responder com uma maior eficácia às necessidades dos clientes ou da empresa e antecipar possíveis cenários.

Preparado para tomar decisões mais assertivas, criativas e disruptivas?

Com as melhores soluções tecnológicas consegue acompanhar os processos de cada cliente com informações mais precisas e suportadas em dados fiáveis e concretos, ou seja, obtém uma melhoria em todo o modelo de negócio, excede as expectativas dos clientes e aumenta a performance da organização.

Tal como acontece noutros setores, as empresas do setor legal devem fazer um uso inteligente dos dados disponíveis e analisá-los, transformando-os em insights poderosos que darão um impulso ao negócio e se traduzirão em eficiência e lucro.

analytics big data legal