30 Outubro 2019

Como o Analytics e o Big Data estão a transformar o setor dos Seguros?

Imagine que tem acesso a novos clientes, consegue oferecer-lhes uma oferta personalizada e diferenciadora, tem uma maior otimização dos processos e ainda consegue expandir a sua atividade para outros mercados promissores?

Interessante, certo? Estas são algumas das vantagens que as soluções de Analytics e o Big Data podem trazer à sua empresa e que fazem toda a diferença quer na gestão do dia a dia, quer na altura de apresentar resultados.

Num mercado cada vez mais exigente e disruptivo, soluções tecnológicas disruptivas permitem processar o grande volume de dados que é hoje gerado aumentando assim a eficiência e reduzindo os custos pois passa a ter ao seu dispor Reports e Dashboards atualizados e fiáveis que permitirão que tome decisões mais rapidamente e de forma mais segura.

Com acesso em tempo real aos principais indicadores, o gestor adquire uma capacidade de resposta superior face aos imprevistos, o que lhe dará uma maior vantagem competitiva em relação à concorrência, uma vez que consegue tomar decisões mais inteligentes, identificar áreas de melhoria e acelerar os resultados.

A adoção de soluções de Analytics e Big Data por parte do mercado segurador não apenas auxilia na tomada de decisão, mas também na relação com o cliente. Ter preços de seguros mais personalizados e ajustados é uma das principais tendências da análise de dados. Ao direcionar a oferta garante uma maior fidelização, retenção e satisfação dos clientes. Olhando para os dados históricos e através de análises preditivas, consegue identificar a probabilidade de resultados futuros e descobrir novas oportunidades.

Além do mais, o Big Data permite conhecer o risco de cada cliente e minimizar esse impacto atempadamente. Com uma análise preditiva eficaz, consegue gerir e minimizar o risco de incumprimento, por exemplo, uma questão que tanto preocupa as seguradoras. Mas também ter uma gestão de reclamações mais poderosa, diminuindo o impacto financeiro negativo que estas questões têm na organização.

Um dos maiores problemas que as seguradoras enfrentam é a fraude. Segundo os resultados da indústria, 1 em cada 10 reclamações é registada de forma fraudulenta.

Com a implementação de soluções tecnológicas para a análise de dados consegue analisar e interpretar todas as informações, o que facilita a identificação de incidentes fraudulentos de forma mais rápida e precisa.

Nunca como hoje foram gerados tantos dados, contudo maximizar o seu potencial através de soluções tecnológicas eficazes é o que poderá diferenciar a sua empresa no mercado. Está ao seu dispor a adoção de ferramentas e estratégias que pode usar em benefício da sua organização!

É certo que, hoje em dia, as companhias de seguros devem alavancar a sua informação para compreender de forma abrangente os mercados, clientes, produtos, canais de distribuição, regulamentação e concorrência.

Será que, ao dia de hoje, consegue potenciar o valor dos seus dados para prosperar no mercado global?