29 Novembro 2021

Como as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial estão a revolucionar o setor dos seguros

Nos últimos anos, as tecnologias disruptivas têm assumido um papel fundamental na inovação da maioria dos setores. Agilidade, rapidez, inovação, rentabilidade e competitividade são as palavras que melhor definem um negócio que aposta nas soluções tecnológicas mais inovadoras.

No setor dos seguros, a adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) tem permitido às empresas do setor proporcionarem uma experiência de excelência ao cliente, desenvolverem produtos e serviços adaptados às suas necessidades, uma maior agilidade e eficácia ao negócio, bem como uma melhoria da eficiência operacional e automação dos processos, a preservação da integridade e segurança dos dados e operações, além da elevação da qualidade do serviço.

Concorrência, alterações regulatórias, necessidade de maior controlo de situações fraudulentas, aumento da presença no digital, e grande crescimento dos dados, são alguns dos desafios que se apresentam ao setor. Fruto da sua atividade, o setor segurador reúne um grande volume de dados sensíveis e essenciais para as organizações.

As seguradoras necessitam de informações precisas, fiáveis e em tempo real, para terem um maior controlo das operações, reduzir custos e desenvolver estratégias eficazes, podendo assim ganhar maiores vantagens competitivas face a outros agentes de mercado.

Além da redução de tempo e custos, as soluções de Data Analytics e IA trazem informações precisas e altamente confiáveis, mitigando consideravelmente possíveis riscos e ameaças. A informação disponível, a partir de uma análise em real-time, permite um maior conhecimento do cliente e uma tomada de decisões estratégicas com base em insights precisos, atuais e estruturados, para além de possibilitar uma oferta direcionada de produtos e serviços e preços de apólice mais adequados.

Num mundo constantemente conectado e onde o sucesso também depende da capacidade de dar respostas imediatas a um cliente cada vez mais exigente, também o setor segurador está cada vez mais atento aos canais digitais, de forma a dar uma resposta mais personalizada e rápida ao cliente.

Existem alterações relevantes que estão a ser despoletadas por diversos fatores, entre os quais se destacam o avanço considerável ao nível da tecnologia, o aparecimento de novas formas de seguros e produtos, bem como o foco crescente na cibersegurança.

O setor está a evoluir de forma estratégica e inovadora, procurando retirar o maior partido dos dados existentes para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

De futuro, espera-se serviços e produtos mais direcionados às reais necessidades dos clientes, com os preços dos prémios ajustados à utilização. Os consumidores esperam assim coberturas mais económicas e melhores, além de serviços altamente personalizados. Enquanto isso as seguradoras assumem riscos mais precisos, margens estáveis e clientes mais satisfeitos.

Estes fatores reiteram a necessidade de novas abordagens quanto à análise de informação no setor. A prevenção e a transparência na relação com os clientes são, hoje, fatores de diferenciação e isso, só é possível, com a adoção de soluções eficientes que oferecem vantagens competitivas às organizações.

 

  • Artigo de opinião publicado no meio ECO SAPO – novembro, 2021

 

 José Oliveira BI4ALL
  José Oliveira         
        CEO     

 

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