26 Outubro 2020

Big Data e Analytics tornam empresas do setor energético mais eficientes

O setor da energia e utilities está hoje exposto a uma maior concorrência, a pressões ambientais, volatilidade no mercado e riscos em áreas como a segurança cibernética, fraude ou até a segurança física dos ativos. Tudo isso traz desafios constantes à gestão, que necessita diariamente de dados fidedignos e reais para tomar as melhores decisões.

Para além disso, as empresas do setor energético deparam-se com vários dados oriundos de diversas fontes. Organizar esses dados, armazená-los e retirar os insights necessários para suporte à decisão são estratégias que fazem a diferença na competitividade e rentabilidade da empresa.

Segundo um estudo da Mordor Intelligence, o mercado de big data analytics no setor energético deve crescer a um CAGR de 10,22%, durante o período previsto de 2020-2025.

Assim, com soluções de Big Data e Analytics, a organização, e os diversos departamentos, ganham acesso a dashboards e reports com uma única verdade acessível de forma simples e que lhes proporciona uma visão a 360 graus do estado dos negócios e da estratégia a definir, de forma a assegurar a saúde financeira e a competitividade no mercado.

Ao ter acesso a informações mais consistentes, verídicas e precisas, os gestores conseguem adaptar os modelos de negócio e a forma de se relacionarem com clientes, colaboradores e parceiros. As soluções tecnológicas disruptivas permitem que as empresas diminuam os riscos de fraude, conheçam melhor a concorrência e os seus clientes. Possibilitam ainda prever a procura, identificar oportunidades de melhoria e eficiência, bem como desenvolver novos serviços que correspondam às expetativas dos clientes e tendências de mercado.

Com soluções de análises de dados avançadas irá aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, automatizar processos, mas também melhorar a experiência junto dos clientes, criando uma relação próxima e de confiança, o que sem dúvida será um fator de diferenciação e contribuirá para criar uma imagem positiva da marca.

O setor da energia e utilities é pautado por novos recursos e melhores soluções para o planeta, as soluções tecnológicas trazem novos modelos de gestão, novas oportunidades e vantagens competitivas que tornarão a indústria mais eficiente, disruptiva e inteligente.

Descubra como a VARO ganhou maior eficiência, mais agilidade e melhores decisões com a utilização de soluções de Data Analytics no dia-a-dia da sua organização.