Atualmente, independentemente da dimensão de uma empresa, ter a perspetiva global de todas as informações relacionadas com o negócio é, sem dúvida, vital para o seu desenvolvimento e crescimento. Os dados têm impulsionado a transformação digital e, quando falamos da sua recolha e análise, esta aplica-se a todas as áreas que compõem o negócio, desde uma melhor estratégia de negócio, passando pelo desenvolvimento e implementação de produtos ou serviços, até aos recursos humanos.
Muitas empresas já possuem dados que fazem parte do Big Data Analytics, no entanto, ainda são poucas as que fazem o aproveitamento estratégico de toda a informação que estas tecnologias podem facultar. Quanto mais dados obtivermos da nossa atividade, maior a possibilidade de os podermos converter em vantagens competitivas. O contrário também se aplica: quanto menos dados possuímos, maior será a dificuldade em inovar, fazer frente à concorrência e liderar.
Hoje, o segredo do sucesso passa por transformar dados em insights. Quem lidera e aposta em soluções de Analytics, Big data, Data Science e Artificial Intelligence, constrói um conjunto de competências analíticas mais robusto e assertivo. Esta opção surge acompanhada de uma forte perceção da importância de ter uma sólida base tecnológica que seja capaz de suportar toda a máquina e processos analíticos.
De acordo com um estudo realizado pela IDC acerca do nível de investimento em Big Data e Analytics em termos globais, compilado no Worldwide Semiannual Big Data and Analytics Spending Guide, prevê-se que as receitas nesta área ascendam a perto de 190 mil milhões de dólares em 2019, num crescimento de 12% face a 2018.
Num mundo onde o ritmo de mudança é acelerado, a margem de erro das organizações é cada vez menor e exige processos mais inovadores e colaborativos, maior agilidade e soluções de alta performance, a importância de explorar o potencial da utilização dos nossos próprios dados é incontornável e, neste momento, esta é uma realidade já muito clara para diversos setores.
O trabalho com enormes conjuntos de dados recolhidos a partir da normal atividade das organizações torna possível transformar dados em informações valiosas, que nos conduzam a decisões estratégicas mais informadas, enquadradas e transparentes, em tempo útil; identificar padrões; acompanhar a concorrência; melhorar a relação com o cliente; otimizar processos; gerir riscos e, até, melhorar a cibersegurança.
Na prática, a utilização deste tipo de soluções pode materializar-se em inovação: inovação tecnológica, inovação de produto, inovação da estratégia de marketing e vendas, inovação na gestão de recursos humanos, inovação da própria organização. E inovação traz inovação.
Se apostarmos em soluções inovadoras que nos oferecem uma compreensão abrangente e detalhada da nossa própria atividade, podemos posicionarmo-nos no mercado de forma diferenciadora que nos conduz ao sucesso.
-
Artigo de opinião publicado na revista IT Insight – outubro, 2019
José Oliveira
CEO