30 Novembro 2018

BIDocumenter: Auditoria SSIS

Um dos efeitos secundários do crescimento de uma solução tecnológica é o aumento da sua complexidade, tradicionalmente contraposta pela elaboração de documentação.

No entanto, em sistemas que sofrem alterações de forma frequente, rapidamente a documentação se pode tornar insuficiente, abrindo caminho para ferramentas de análise de metadados.

Foi nesse âmbito que desenvolvemos o BIDocumenter, uma ferramenta que permite verificar com facilidade todos os processos e parâmetros de pacotes SSIS.

bidocumenter

Esta ferramenta percorre todos os pacotes existentes num servidor, extraindo toda a informação relevante. Desde informação básica como os nomes e tipos de componentes e fluxos de dados até algo mais complexo como analisar as consultas SQL que o pacote executa e identificar as tabelas com as quais interage.

bidocumenter

Isto permite-nos efetuar validações en masse de ligações a bases de dados, consultas SQL, nomenclatura e configuração de componentes, deteção de pacotes anómalos e não só.

 

 

Esta ferramenta foi desenvolvida como uma DLL e está atualmente integrada num simples pacote SSIS, podendo ser integrada adicionalmente numa aplicação ou num serviço Windows, oferecendo assim uma maior flexibilidade em relação ao ambiente de destino.

Futuras versões visam suportar maior detalhe ao nível dos campos de dados, identificando os tipos de dados e as transformações a que são submetidos.

 bidocumenter
 Rui Machado         
  Consultant