30 Julho 2020

Automatização de processos: Quais os benefícios para a Indústria?

A análise de grandes volumes de dados é determinante para uma gestão ágil, inovadora e eficiente. Na indústria os benefícios retirados da transformação de dados em insights permitem, por exemplo, gerir eficazmente a linha de produção, adequar o stock à procura de mercado e dar respostas personalizadas a problemas concretos e detetados atempadamente.

Soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permitem-lhe ter acesso aos principais KPI’s para monitorizar a produção, as entregas via centros de vendas e distribuição, bem como reduzir erros e atrasos nas linhas de produção.  Consegue ainda aceder de forma rápida a relatórios intuitivos, e em tempo real, que possibilitam monitorizar os principais indicadores. Além disso, com soluções tecnológicas disruptivas pode criar alertas de forma a agir imediatamente perante qualquer situação anómala e inesperada e que poderá colocar em causa toda a cadeia de produção e distribuição.

Mas as soluções tecnológicas disruptivas trazem muitos mais benefícios à indústria. Ao ter uma fábrica mais inteligente, com linhas de produção automatizadas e com a produtividade no máximo, terá vantagens competitivas poderosas que o colocarão na linha da frente. Consegue ainda controlar todos os processos desde a receção da matéria prima à entrega ao cliente, verificar quais os modelos a otimizar e ajustar a estratégia, sempre com foco numa maior rentabilidade e com custos mais reduzidos.

Entre muitos outros benefícios que a tecnologia proporciona como a agilidade na tomada de decisão, um conhecimento profundo do cliente ou análises preditivas precisas do mercado, consegue tornar os seus processos mais autónomos e integrados, o que representa vantagens competitivas cruciais para qualquer empresa.

Mas o que é a automatização industrial?

Certamente que já pensou nos seus processos e numa forma de os tornar mais eficientes e com menos custos. A automatização industrial permite otimizar tarefas repetitivas através de sistemas inteligentes que levarão a um aumento da produtividade, eficiência, diminuição do erro e simplificação das operações.

Com ciclos de produção mais velozes e eficientes, conseguirá dar respostas mais assertivas aos seus clientes, aumentar a produção com ciclos mais curtos e melhorar a performance de todo o negócio.

Segundo a Gartner, até 2024, as organizações reduzirão os custos operacionais em 30%, ao combinar tecnologias de hiperautomação com processos operacionais redesenhados.

A automatização permite ainda controlar detalhadamente a qualidade, fornecendo um produto final de acordo com os parâmetros de qualidade estabelecidos. Além disso, com uma visão alargada e pormenorizada dos processos existentes na empresa, fica mais simples introduzir melhorias para agilizar a produção e aumentar o nível de competitividade.

Outro aspeto relevante é a maximização do tempo de funcionamento das máquinas, uma vez que qualquer paragem significa perda de rentabilidade. Hoje, pode fazer uma manutenção preventiva de forma a corrigir anomalias antes mesmo destas acontecerem e assim criar estratégias proativas. Segundo a McKinsey&Company, os projetos de manutenção preditiva reduzirão os custos cerca de 20% para manutenção e reduzirão a interrupção não planeada da máquina em 50%.

Na indústria, o impacto da adoção das soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial é evidente quer no aumento da produtividade, quer na redução de custos que a automatização dos processos proporciona alcançando assim uma empresa mais sustentável e automatizada, mais digital, rentável e eficiente.