16 Dezembro 2021

Automação de Marketing: 5 benefícios para a sua Organização

Sabia que, em média, 51% das empresas já usam automação de marketing e 58% das empresas B2B estão a planear adotar esta tecnologia, de acordo com o estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday?

Simplificar processos tornando-os mais ágeis, eficientes e precisos. Este é um dos muitos benefícios que o Marketing alcança quando coloca a tecnologia ao serviço da sua estratégia, levando ao que todos queremos: maior notoriedade, mais impacto nas campanhas, mais leads e mais vendas!

Sem dúvida que as soluções tecnológicas disruptivas facilitam o dia ao dia dos Marketeers ao trazerem insights precisos e determinantes para o centro da decisão, ao darem um conhecimento profundo dos consumidores e permitirem assim criar campanhas mais direcionadas e com maior sucesso.

Nos últimos meses, também as equipas de Marketing tiveram de se adaptar a uma nova realidade e fazer mais com menos, e a automatização mantém-se como uma das tendências dos próximos tempos, conseguindo assim que as empresas cheguem aos clientes de forma mais personalizada e assertiva.

Com uma solução tecnológica adaptada às necessidades da empresa, consegue nutrir as leads ao longo de todo o funil até ao processo de compra de forma automatizada mas personalizada, tornando o processo mais simples e escalável, libertando assim os colaboradores para outras tarefas mais estratégicas.

Segundo o estudo “State of Marketing” de 2021, da Salesforce, os profissionais de Marketing esperam um aumento de 40% no número de fontes de dados que usam entre 2021 e 2022.

Ao adotar soluções de Data Analytics, mais dados significam mais insights sobre a empresa, o mercado e o consumidor, garantindo uma comunicação mais direcionada ao comportamento e às tendências do seu cliente ou potencial cliente.

Ao automatizar os procedimentos consegue ainda atingir, em grande escala, os seus públicos, mas de forma personalizada. O envio de campanhas de lead generation e campanhas de nutrição, o agendamento de posts para as redes sociais ou um chatbot são apenas alguns exemplos que lhe permite chegar de forma mais rápida e fácil ao seu cliente, ao mesmo tempo que poupa tempo e recursos.

A automação de marketing permite segmentar os clientes e as leads, direcionar a oferta, otimizar os processos e criar assim uma estratégia impactante e mais rentável.

1. Geração de leads

A automação permite manter a nutrição das leads de forma personalizada e constante. Além disso, permite identificar o estágio do funil e os gostos e interesses dos potenciais clientes. Leads em maior número e com melhor qualidade são dos benefícios mais importantes da automação de marketing.

2. Maior eficiência e produtividade

Processos automatizados são sinónimo de maior eficiência,com menos recursos. Libertam assim colaboradores para tarefas mais criativas e estratégicas, ao mesmo tempo que aumentam os níveis de produtividade.

3. Maior satisfação dos clientes

Mensagens mais direcionadas permitem chegar às necessidades, gostos e preferências dos clientes mais rapidamente e com menor margem de erro. Hoje, o consumidor quer sentir-se único, privilegiando a eficiência e a conveniência.

4. Monitorização e Redução do Ciclo de Vendas

Com a automatização de processos, consegue monitorizar todo o funil de vendas, nomeadamente saber quem converteu, quem está mais perto da compra, otimizar campanhas e ir realmente ao encontro do que o seu cliente procura.

5. Aumento do ROI

A automação tem grande impacto no negócio, não só para adquirir novos clientes como na retenção e na redução do churn. A automação permite assim otimizar processos, poupar tempo e gerar novas oportunidades de negócio.

À medida que os consumidores aderem à transição digital, os profissionais de marketing multiplicam os canais de comunicação com os seus públicos e a gestão de dados está a tornar-se mais complexa à medida que as fontes aumentam. O segredo é combinar tecnologia com inteligência e, quanto melhor for a combinação das ferramentas e análise, melhor será a estimativa de crescimento futuro.

O final do ano é época para planear as ações para o próximo ano. É tempo de repensar e analisar tudo que foi desenvolvido e implementado até aqui. E, num mundo constantemente conectado, e onde o sucesso também depende da capacidade de dar respostas imediatas a um cliente cada vez mais exigente, é necessário adotar ferramentas tecnológicas que permitam inovar e agilizar todos os processos por forma a chegar de forma mais assertiva aos clientes e potenciar o ROI da estratégia implementada.

Sem inovação, não há competitividade, e para se manterem competitivas as empresas do futuro necessitam de ser disruptivas, inovar e marcar a diferença a um ritmo acelerado e cada vez mais focado no cliente.

 

   
   
     Carla Fonseca                       
  Marketing Director                

 

Blog