26 Julho 2019

Antecipe cenários num mercado em constante mutação

O mercado está volátil e muito competitivo. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados e com menos tolerância ao erro por parte das empresas, o que cria uma necessidade crescente das organizações se distinguirem da concorrência e de oferecerem um serviço de excelência aos seus clientes. É aqui que a capacidade de antecipar cenários, e estar apto para preparar a sua organização para as oportunidades e desafios, adquire um papel fulcral.

Antecipar cenários significa colocar a sua empresa um passo à frente da concorrência, conhecendo as oportunidades e prevenindo falhas antes mesmo destas acontecerem. Para isso é fundamental potenciar os dados gerados de forma a posicionar-se perante novos rumos do mercado direcionando a sua organização para as novas oportunidades.

Recentemente, a Statista, uma empresa de estudos de mercado e estatística, publicou o estudo Digital Economy Compass, que refere que em 2018 foram criados 33 zettabytes de dados, 16.5 vezes mais do que há nove anos atrás. No entanto, o mesmo documento avança que, em 2035, a quantidade de informação digital gerada chegará aos 2.142 zettabytes.

O volume de dados disponíveis cresce a cada dia, e oferece às empresas de todos os setores novos indicadores que, ao serem potenciados, maximizam a eficiência e o sucesso das organizações. Como tal, as empresas que se querem posicionar na vanguarda da transformação digital e serem competitivas num mercado em constante mudança, necessitam de incorporar nos seus pilares estratégicos, tecnologias que potenciem da forma correta o poder de transformar o enorme volume de dados, originários de diferentes fontes, em insights.

Assim, os insights gerados através de uma análise de dados eficaz e fidedigna permitem orientar e tomar decisões estratégicas que respondam às alterações de mercado e aumentar a performance da sua empresa. É óbvio que nem tudo consegue ser previsto e existem premissas difíceis de controlar, mas a correta análise de dados transformou, sem dúvida, a forma como as empresas trabalham e olham para os seus negócios e clientes. Trouxe-nos novos inputs aos negócios e diferentes formas de projetar o futuro.

Adotar soluções de Analytics, Big Data e Data Science, permitem olhar para o enorme volume de dados que criamos e recebemos diariamente e fazer análises preditivas, conhecer o mercado e o consumidor em detalhe, e assim criar estratégias para encarar o futuro.

Através destas tecnologias consegue obter informação fiável para a tomada de decisão, identificar padrões de comportamento e alocar os recursos disponíveis de forma mais capaz. Além disso, ao conhecer os seus clientes e futuros clientes em maior detalhe, consegue dar uma resposta mais customizada, proporcionar uma oferta de valor acrescentado, identificar oportunidades de cross-sell, personalizar o serviço ou produto, gerir os riscos e aumentar os lucros.

As organizações que usam de forma eficaz os insights gerados dos dados, conseguem tomar melhores decisões e alcançar um melhor desempenho, além de que, perante situações impactantes, como uma crise financeira, conseguem uma resposta mais eficiente e diminuir o impacto no negócio.

Sem dúvida que ao adotar soluções de Data Analytics na sua organização, criará diferenciação em toda a cadeia de valor, permitindo que a sua empresa se torne mais ágil, mais estruturada estando assim um passo à frente da concorrência.

Artigo de opinião publicado na Business.IT – Junho, 2019

 José Oliveira BI4ALL
  José Oliveira         
        CEO