28 Março 2019

Como os CFOs podem impulsionar a sua função com o Analytics e Big Data?

Os CFOs necessitam de informações precisas e fiáveis sobre o negócio de forma a reduzir custos, potenciar os investimentos e acrescentar valor à organização. As soluções tecnológicas ajudam a analisar grandes volumes de dados, o que traz um maior conhecimento aos CFOs no dia a dia e permitirá que este identifique oportunidades de crescimento para a organização. Além disso, uma análise eficaz ajuda-o a estar a par das mudanças de mercado e da concorrência, o que lhe dá um conhecimento amplo e fiável da envolvência externa e de todos os fatores que podem interferir no negócio.

Hoje, sem dúvida, que o papel do CFO mudou e este assume um maior destaque na estratégia e no relacionamento entre a administração e os colaboradores. Tendo em conta a responsabilidade da sua função, é de extrema importância que o CFO tenha uma visão completa e segura da situação da empresa para que possa assumir um papel determinante na condução da estratégia financeira, tomando as melhores decisões e aconselhando de forma eficaz a administração.

Assim, as soluções de Analytics e Big Data trazem insights poderosos sobre os principais indicadores financeiros, o mercado e as tendências de futuro. Os profissionais da área financeira têm, cada vez mais, um maior envolvimento na altura de tomar decisões estratégicas e conseguem, através de um conhecimento mais profundo de todas as premissas, melhorar significativamente as operações de negócio.

Uma solução tecnológica permite otimizar o tempo, melhorar o controlo executivo, bem como a gestão de risco e controle do orçamento, dando-lhes uma gama de cenários possíveis que os orientam no momento de decidir.

Assim, os líderes dos departamentos financeiros têm ao seu alcance um conjunto de métodos que permitem ter acesso a análises poderosas com um impacto significativo no seu trabalho e na tomada de decisão. Melhores decisões significam maiores vantagens competitivas, um aumento da performance e da rentabilidade, com uma maior redução de custos e uma otimização das operações da empresa.

O CFO pode, portanto, redefinir as responsabilidades tradicionais com a análise de dados que o ajudará identificar os riscos, a detetar novas oportunidades e a gerir a volatilidade do mercado, criando grandes vantagens estratégicas para a empresa.

Nos dias de hoje, as soluções de Analytics e Big Data são um aliado estratégico e que auxiliam as tarefas mais complexas do CFO, simplificando, gerando valor e criando inteligência para o negócio.

analytics big data cfo