11 Agosto 2020

Análise preditiva: O poder de prever o futuro

Qual será a melhor altura para o lançamento do novo produto? Qual a estratégia de marketing mais eficaz para o próximo semestre? Será este um bom investimento e quando irá a empresa obter retorno?

Todos os dias, nas empresas, se tomam decisões importantes e que impactam no futuro e na saúde financeira da organização. A intuição e as opiniões que há uns anos pautavam as decisões de negócio são agora substituídas por insights fidedignos e precisos, que ajudam os decisores a seguir estratégias mais inteligentes e acertadas.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial assumem hoje um papel de destaque nos negócios, uma vez que conseguem fornecer insights preciosos que alavancam a empresa e a colocam um passo à frente no mercado.

Mas a análise de dados não traz só mais rapidez e suporte à tomada de decisões estratégias, ao olhar e analisar os dados históricos da sua organização, bem como a situação atual, consegue ter uma análise avançada que permite prever acontecimentos futuros.

Uma análise preditiva eficaz pode mudar a estratégia de qualquer empresa tornando-a mais adaptável, flexível, inovadora e eficiente. Conhecer detalhadamente o mercado e o consumidor é o segredo para uma organização rentável e focada nos seus objetivos.

Com recurso a técnicas de data mining, machine learning e inteligência artificial, a análise preditiva permite antecipar tendências, prever comportamentos e identificar a probabilidade de resultados futuros. A partir de dados históricos, consegue tomar decisões mais certeiras e fundamentadas.

As soluções tecnológicas possibilitam conhecer e identificar padrões, de forma a auxiliar a estratégia futura, reduzindo os riscos para o negócio e permitindo que a empresa se prepare para períodos mais adversos e desafiantes.

Por exemplo, com base no histórico de compras e perfil de determinado cliente pode prever interesses e necessidades e assim recomendar produtos e serviços mais personalizados e que vão de encontro ao que o cliente quer e precisa em determinado momento.

Além disso, com recurso à análise preditiva, consegue perceber qual será a aceitação de determinado produto ou serviço novo no mercado, qual a altura em que terá maior aceitação e assim orientar a estratégia de forma a esta ser mais rentável e objetiva. Consoante o setor em que a empresa atua, a análise preditiva pode ser usada para definir preços, desenhar campanhas de marketing assertivas, saber as tendências do setor, prever a procura, detetar fraudes ou comportamentos anómalos, bem como antecipar e identificar o impacto de várias ações no negócio.

O que ganha cada departamento da empresa com análise preditiva?

Marketing

  • Conhecer tendências de mercado, gostos e necessidades dos clientes ou aceitação de determinado produto ou serviço são alguns dos benefícios que uma análise do histórico dos dados traz ao departamento de marketing. Com uma análise precisa consegue atrair e reter os clientes com estratégias diferenciadoras e personalizadas, ou seja, permite orientar, otimizar e segmentar a estratégia de acordo com aquilo que os consumidores querem.

Vendas

  • A análise preditiva ajuda a identificar novas oportunidades, a melhor a experiência do cliente e identificar possíveis riscos e é muito usada para recomendar produtos ou serviços, aumentando assim as hipóteses de cross-selling. Maior foco nas leads mais propensas à compra, desenvolvimento de estratégias de venda mais assertivas e previsão de picos de procura de forma a satisfazer os pedidos são algumas das vantagens.

Financeiro

  • Os modelos preditivos possibilitam alocar recursos de forma inteligente e assim reduzir custos. Além disso, permite fazer investimentos com base em previsões confiáveis. Com uma análise do histórico, consegue estimar com previsão valores de faturação, reduzir custos e aumentar a receita. Identificar lacunas no orçamento da empresa, prever tendências, maximizar o lucro são alguns dos benefícios para o departamento financeiro.

Produção

  • Ter uma linha de produção mais eficiente permite definir preços mais competitivos e reduzir custos. Ao conseguir identificar os períodos em que venderá mais, consegue controlar de forma eficaz o stock, os custos de armazenamento e evitar assim custos desnecessários e desperdício. Pode ainda prever falhas e avarias nas máquinas, desperdícios de energia e de matéria prima e agilizar os ciclos de produção.

Embora a análise preditiva não seja novidade, a verdade é que as empresas a usam cada vez mais para criar maiores vantagens competitivas e se diferenciarem no mercado. A sua empresa torna-se assim mais proativa e virada para o futuro ao antecipar resultados, tendências e comportamentos.

Transversal a qualquer setor de atividade, a análise preditiva permite aumentar a segurança, direcionar eficazmente a estratégia e potenciar a rentabilidade. Através de dashboards apelativos, simples e intuitos, tem ao dispor um conjunto de previsões que ajudarão na altura de tomar decisões.

Conhecer o futuro é, sem dúvida, uma mais valia poderosa para a sua organização. A análise preditiva permite-lhe detetar novas oportunidades de negócio, tendências e padrões do mercado que ajudam a desenvolver estratégias mais assertivas, a determinar novos produtos ou serviços ou até perceber quais os mercados onde deve investir.

Está preparado para conhecer o futuro e definir estratégias mais rentáveis e eficientes?