6 Novembro 2018

5 vantagens imediatas que a análise e gestão de dados em tempo real trazem à sua empresa

Nunca se geraram tantos dados como agora. O aumento de dados provocado pelos dispositivos móveis e pelo facto de estarmos constantemente ligados à rede gera um volume gigantesco de informações. Mas isso, só acrescenta valor se essa informação for armazenada, analisada e visualizada.

Ao contrário do que acontecia há uns anos, em que os dados apenas eram analisados por pessoas, hoje o processo analítico é muito ágil e extremamente rápido. E, se este processo é tão ágil, a sua análise pode ser feita em tempo real trazendo vantagens imediatas para a sua organização e para o seu negócio.

Até 2020, prevê-se que o volume de dados atinja os 40 Zettabytes. Aliás, desde 2011, o volume de dados tem vindo a aumentar muito e de salientar que menos de 0,5% destes dados são analisados e utilizados.

Não podemos falar de dados, sem falarmos de Big Data, que, de forma simples e extremamente resumida, é o termo que designa o conjunto de soluções tecnológicas que analisa toda essa informação, extraindo-lhe valor.

Mas, na prática, que impacto tem na sua empresa quando analisa em tempo real toda a informação gerada?

 

dados em tempo real

 

Informação agregada

Com a utilização de soluções de Analytics, pode ter, num só sistema, toda a informação da empresa, o que permite uma análise mais transversal, mais rápida e correta. Assim, o acesso à informação fica mais simples e imediato, reduzindo também o tempo que anteriormente necessitava para agregar as várias fontes de informação, passando a ter ao seu dispor, toda a informação que necessita para tomar decisões no momento certo.

Agilidade nos processos

Os processos passam a ser mais ágeis, rápidos e eficientes, libertando assim os colaboradores para outras tarefas. Além disso, em muitos casos é eliminado o desperdício, o que leva a uma poupança de tempo e dinheiro. Um outro fator relevante é o facto de ter acesso aos dados a qualquer hora, e em qualquer local, através do seu dispositivo móvel, o que oferece uma excelente flexibilidade para tomar decisões mesmo que esteja em viagem.

Minimização de risco

Todas as organizações estão sujeitas a um conjunto de fatores internos e externos que influenciam os negócios. A análise em tempo real permite fornecer insights sobre o que está a acontecer agora e corrigir rapidamente falhas, adotar medidas corretivas, sem que o alerta cause problemas para o negócio. Além disso, ao identificar tendências e eventos menos positivos, permite-lhe antecipar qualquer situação, o que promove uma perceção mais positiva da sua empresa por parte do cliente.

Previsão dos acontecimentos

Com uma análise correta dos dados, é possível prever cenários e situações que poderiam ter impacto na sua organização. Poderá assim tomar as medidas adequadas de forma a anular ou reduzir o impacto, ficando assim um passo a frente da concorrência.

Serviço Personalizado ao Cliente

A análise em tempo real permite um serviço mais personalizado ao cliente, pois conhece melhor as necessidades e os gostos do seu cliente. Por exemplo, ao ter as informações corretas sobre que caminho o seu cliente faz ao navegar no seu site e o que pesquisou na presente sessão ou no histórico do site, ou até comparando o comportamento do utilizador aos perfis que foram criados com antecedência, permite saber quais os serviços ou produtos em que está interessado possibilitando a adequação da estratégia de acordo com as suas necessidades, o que resulta numa otimização de resultados de vendas.