16 Dezembro 2022

5 razões para aproveitar o poder dos dados

Nos últimos anos, a inovação tecnológica tem levado as empresas a aprimorarem os seus processos de eficiência e a acelerarem ainda mais a sua transformação digital. Num mercado instável e competitivo como o de hoje, os gestores deparam-se cada vez mais com a necessidade de tomar decisões rápidas, de forma ágil e baseadas em análises inteligentes e fidedignas. Decisões baseadas em experiência ou em “palpites” fazem (ou deviam fazer) parte da história. Ao transformar dados em insights consegue descobrir padrões ocultos, conexões e ligações causais que impactam os processos e os resultados empresariais.

O poder dos dados tornou-se inquestionável, e a sua transformação em informação acionável para o negócio, está hoje no topo das prioridades dos gestores e líderes de negócios. São muitos os benefícios e as oportunidades que as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial acrescentam às organizações, nomeadamente aos processos. Aliás, a automatização de processos rotineiros continuará a ser uma tendência no próximo ano.

Todas as organizações querem ter processos mais ágeis, eficientes e integrados, que garantam menos erros e maior produtividade. De acordo com o Gartner, até 2026, 65% das organizações B2B farão a transição da tomada de decisão baseada na intuição para a tomada de decisões orientada por dados, através de tecnologia que une fluxos de trabalho, dados e análises.

Os insights ajudam a otimizar os processos e serve como base para a criação de estratégias mais bem definidas e alinhadas com os objetivos da empresa. Fluxos de trabalho mais ágeis são sinónimo de bons resultados e melhor performance. Por isso, mapear todos os processos internos e perceber como pode otimizá-los através da tecnologia é sinónimo de atingir fluxos de trabalho mais consistentes.

Mas, na verdade, as soluções tecnológicas trazem benefícios também noutras áreas da organização. Por isso, de forma sumária, apontamos 5 razões pelas quais deve aproveitar o poder dos dados:

1. Implementar uma cultura de inovação na sua empresa potencia os resultados, eleva a produtividade, reduz custos e proporciona uma maior eficiência e transparência para o seu negócio, tornando-o mais competitivo e rentável;

2. Ter uma big picture da organização através do acesso a dashboards e reports atualizados, visualmente apelativos, e que forneçam insights concretos no dia a dia da organização, vai ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas. Utilizar a inteligência dos seus dados para identificar novas oportunidades de crescimento permite fazer melhores investimentos, com riscos diminutos;

3. A análise de dados, através da adoção de soluções tecnológicas disruptivas traz maior rapidez e suporte à tomada de decisões estratégicas. A análise preditiva, com recurso a técnicas de data mining, machine learning e inteligência artificial, permite antecipar tendências, prever comportamentos e identificar a probabilidade de resultados futuros;

4. Processos automatizados são sinónimo de maior eficiência, o que representa menos custos e maiores vantagens competitivas num mercado instável e global. As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permitem-lhe otimizar todos os processos da organização de forma a conseguir integrar todas as áreas, eliminar tarefas duplicadas ou analisar os principais indicadores de desempenho de forma simples;

5. Organizações data-driven alcançam maiores níveis de eficiência, reduzem custos, beneficiam de maior rentabilidade, antecipam cenários, e desenvolvem estratégias altamente eficazes com base em evidências, o que as torna mais resistentes e flexíveis às exigências do mercado.

Em suma, organizações data-driven têm uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições. Organizam os seus processos, estratégias e métricas a partir dos dados. Cultivam a cultura de usar continuamente os dados e a sua análise está presente em todos os níveis da empresa, desde a execução de tarefas do dia a dia até ao comportamento dos colaboradores.

 

  • Artigo de opinião publicado no meio Sapo Tek – Dezembro, 2022

 

 José Oliveira BI4ALL
  José Oliveira         
        CEO     

 

Blog