15 Abril 2020

5 Estratégias poderosas para impulsionar o seu negócio com Data Analytics

Sabia que, segundo a Forrester, até 73% de todos os dados recolhidos pelas empresas são armazenados sem chegarem a ser usados?

Os tempos adivinham-se desafiantes para os negócios. Seja qual for o setor de atividade, as empresas necessitam de reduzir custos, prever e antecipar cenários, otimizar e acelerar processos, melhorar a agilidade e a eficiência operacional, aumentar as vendas, bem como conquistar e fidelizar os seus clientes.

Está preparado para o futuro?

Use o potencial dos dados para criar maiores vantagens competitivas para a sua empresa, como antecipar cenários, aumentar a produtividade, automatizar processos e reduzir custos.

As decisões não podem mais ser baseadas em intuições, mas sim em informações claras e precisas que garantam a prosperidade do negócio. As soluções de Data Analytics podem proporcionar estratégias poderosas e diferenciadoras que o ajudam a alavancar o seu negócio.

É, assim, importante olhar para os dados gerados, armazená-los e retirar insights pertinentes e atualizados, que lhe permitirão traçar uma estratégia eficiente e tomar decisões inteligentes baseadas em informações corretas e fidedignas.

Segundo o IDC, até 2025, haverá um aumento na esfera de dados global para 175 zettabytes. Isto significa que nunca as empresas tiveram ao seu alcance tantos dados como hoje, mas os mesmos só trazem inteligência para dentro da organização se forem acionáveis.

Todos nós deixamos hoje uma pegada digital pelos vários canais onde nos movimentamos. O segredo é usar esses dados, estruturados e não estruturados, e retirar informações pertinentes que possibilitam criar novas oportunidades, diferenciar-se da concorrência e criar estratégias assertivas e eficazes.

Ao adotar soluções de Data Analytics, a sua empresa ganha em agilidade e eficiência, ou seja, consegue ter uma visão a 360 graus de toda a organização, mas também conhecer em maior detalhe os consumidores e o mercado.

Além disso, ao adotar uma cultura data-driven consegue centrar a sua estratégia nos dados obtidos e interpretados, tendo à mão dashboards e relatórios intuitivos de fácil leitura e análise.

De acordo com a Gartner, os processos de tomada de decisão serão acelerados devido à capacidade da cultura orientada a dados para examinar e organizar dados com facilidade. Consegue ter uma visão integrada de todos os departamentos em tempo real e ter a oportunidade de desenvolver novos produtos ou serviços, melhorar a eficiência, reduzir custos, robotizar a produção e otimizar todos os recursos e processos.

A análise de dados é assim essencial para os processos de tomada de decisão. Não é mais uma opção, é uma vantagem competitiva que o colocará à frente da concorrência e lhe permitirá conquistar mais quota de mercado.

5 estratégias para se destacar no mercado:

1) Dados, dados e mais dados

Saber armazenar, filtrar, interpretar e retirar insights importantes dos dados é determinante para a sobrevivência de qualquer empresa hoje em dia. Requer uma mudança em toda a organização que passa a ter a informação agregada e disponível em qualquer lugar e a qualquer momento. As empresas que decidirem de forma mais rápida e eficaz com base em insights precisos são as que estão na linha da frente do seu setor de atividade.

2) Decida hoje com base no “amanhã”

Quanto irei vender de determinado produto? Quais os serviços mais procurados e em que regiões e altura do ano? Através de análises preditivas consegue prever e antecipar cenários futuros, o que lhe permitirá prever mudanças no mercado, responder atempadamente aos desafios, poupar recursos, otimizar as campanhas de marketing e conhecer as necessidades e tendências de compra, além da prevenção contra fraudes ou outras anomalias.

3) Cada cliente é único

Conhecer os seus clientes é fundamental para obter vantagens competitivas. Saber exatamente o que os seus clientes e futuros clientes querem, quais são as suas necessidades, tendências, desejos e preferências. Só assim, poderá oferecer o produto ou serviço personalizado e específico no momento certo, o que aumenta significativamente o ROI e as oportunidades de vendas. As soluções tecnológicas permitem a fidelização dos clientes de forma mais eficaz e uma perceção da marca mais positiva ao oferecer um serviço ao cliente de qualidade.

4) Processos otimizados

As soluções tecnológicas podem dar um excelente contributo para a otimização de processos ao fornecer insights essenciais que permitem analisar onde melhorar e quais as tarefas e procedimentos que poderão ser automatizados. Consegue poupar tempo, reduzir custos, acelerar processos e aumentar a produtividade.

5) Redução de custos

Com a informação na “palma da sua mão” consegue identificar desperdício ou falta de recursos nos processos e otimizar procedimentos, o que levará naturalmente a uma redução de custos. Consegue assim criar processos mais ajustados, aumentar a qualidade e eficiência dos serviços, automatizar algumas tarefas mais rotineiras, poupando tempo e dinheiro e libertando os colaboradores para funções mais criativas e estratégicas.

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