2 Março 2018

A importância de um Sistema de Objetivos e Incentivos eficiente nas Organizações

O objetivo deste artigo é abordar a importância da existência de um Sistema de Objetivos e Incentivos nas organizações, com recurso a novas tecnologias de informação, nomeadamente através das diferentes abordagens de Business Intelligence que vieram trazer uma maior capacidade de processar e analisar a informação criada diariamente, de forma transversal a toda a organização e que se poderá traduzir numa maior assertividade na tomada de decisões de gestão.

O Sistema de Objetivos e Incentivos, assenta essencialmente na gestão e análise que é realizada ao desempenho individual de cada colaborador, de acordo com os objetivos definidos internamente para a função que desempenha, os resultados alcançados, o incentivo correspondente e o potencial de evolução individual dentro da organização.

A mudança que se tem vindo a verificar aos vários níveis de gestão das organizações, tanto na gestão da atividade como de recursos humanos, obriga a uma tomada de decisão consciente com recurso à informação produzida, trabalhada e disponibilizada de acordo com os objetivos estratégicos definidos e refletidos num Sistema de Objetivos e Incentivos personalizado a cada área de negócio.

A implementação das ferramentas de Business Intelligence nunca foi tao importante como nos dias de hoje e o sucesso só será alcançado se toda a organização “remar no mesmo sentido”, exequível se as soluções a implementar forem adaptadas de forma transversal a toda a organização, desde a base até ao topo.

É imprescindível conhecer todo o negócio e seus principais processos, bem como todas as funções e pessoas que participam nesses mesmos processos, em todas as suas vertentes. Só assim será possível extrair dados relevantes, auxiliadores na gestão e na tomada de decisão.

Toda a atenção agora recai sobre os dados e análise que pode ser feita aos mesmos, pela utilização dinâmica de Business Intelligence e análises, com o objetivo de minimizar riscos e maximizar lucro, melhorando desta forma o desempenho do negócio e a sua rentabilidade.

Mas gostava neste artigo de me focar essencialmente no que diz respeito à importância da existência de um eficiente Sistema de Objetivos e Incentivos, crucial para as organizações que se pretendem destacar no mercado.

É certo que não é um tema novo, no entanto, o que temos observado nos últimos anos é a importância de ter a informação processada e disponibilizada de forma quase imediata, o que nem sempre se verifica.

Muitas organizações têm informação com qualidade e detalhada das diferentes áreas de negócio, no entanto, o atraso na disponibilização da mesma, poderá traduzir-se em informação ultrapassada para adoção de estratégias de atuação e ineficaz tomada de decisão.

As organizações que não acompanham este ritmo e não se atualizam poderão estar condenadas num mercado em constante mudança onde importa fazer a diferença.

 

As soluções de Business Intelligence têm, nos dias de hoje, um papel fundamental. O Business Intelligence entre muitas outras definições, pode ser entendido como um conjunto de técnicas utilizadas para extrair inteligência a partir de dados sobre um determinado negócio.

O objetivo principal é converter o volume de dados produzidos em informação relevante ao negócio, através, por exemplo, de relatórios analíticos disponibilizados de forma célere e nos diversos formatos, tais como KPI’s, Budget and Forecast, Data Mining, Dashboard, etc.

Todas estas soluções têm um papel importantíssimo e podem ser utilizadas em diferentes contextos, não só em momentos de crise, quando a economia se encontra em queda e neste caso com o objetivo de economizar e controlar melhor os custos, mas também quando temos uma economia em ascensão, ganhando desta forma maior competitividade no mercado.

Muitas empresas têm apostado cada vez mais nestes serviços, pois os dados deixaram há muito tempo de ser um problema, o problema hoje está em processar e tratar com rapidez volumes crescentes de dados e disponibilizados de forma adequada.

A BI4ALL é especializada no desenho destas soluções, já implementadas com elevado sucesso, passíveis de aplicar nos diversos sectores de atividade.