Analytics & Big Data Forum

October 11 - Centro Cultural de Belém

The Analytics & Big Data Forum will show you how you can accelerate decision making, integrate and streamline processes, create new business opportunities, and provide real-time information with solutions that fit your Organization.

Join us in a one-day event to enrich your knowledge of the latest trends and innovations that enable you to generate insights from the data to make the best business decisions as well as listen to success stories from reputed organizations such as MetLife, Johnson & Johnson Consumer, TAP Portugal, NOS, Grupo Pestana and SUMA.

Schedule

9:00
9:00 - 9:30
Registrations and Welcome Coffee
9:30
9:30 - 9:35
Welcome and Introduction to Analytics & Big Data Forum
9:35
9:35 - 10:00
Como dar inteligência ao seu negócio?

Num cenário onde os detalhes fazem a diferença entre o sucesso e o insucesso das organizações, identificar soluções que tornem os gestores capazes de encontrar o melhor meio de nortear o crescimento da sua empresa, é um trunfo fundamental. Empresas inteligentes são empresas orientadas a dados. Cada vez produzimos mais dados e o grande desafio é precisamente como tirar partido e extrair valor de todo o volume de informação que é gerada, e transformar esses dados em insights.

10:00
10:00 - 10:30
BI4Ever?

A crescente relevância das capacidades analíticas na criação de vantagens competitivas e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como a velocidade vertiginosa a que surgem novas soluções tecnológicas e analíticas no mercado, colocam as empresas e os profissionais que atuam na área da Business Intelligence sob uma pressão constante no sentido de estarem habilitados para tirar partido da melhor tecnologia disponível e criar as soluções analíticas mais sofisticadas. Nesta intervenção, serão abordados alguns dos desafios que hoje despontam no contexto do Business Intelligence decorrente, nomeadamente, do Big Data e do impacto do mesmo nas arquiteturas das plataformas de BI, da emergência de um novo paradigma de capacidades cognitivas as a service, a que acrescem o dilema de apostar no self-service BI ou criar equipas de cientistas de dados (ou ambos) e as implicações do regulamento geral de proteção de dados. Nunca as oportunidades para a criação de valor alicerçada em plataformas de BI e ciência dos dados foram tão grandes, mas também nunca o ambiente em que as empresas atuam foi tão dinâmico e imprevisível.

11:30
11:30 - 12:00
Coffee break
12:00
12:00 - 12:30
Value chain and Data integration. A sustainable competitive advantage.

In a competitive environment where providing a superior customer experience is a must and disruptive technologies are offering new possibilities of understanding and knowing our customers, data management is key. That’s why data analytics should be defined as first step under digital transformation strategies and companies should change internal processes to integrate all this info within the value chain. This is definitely a sustainable competitive advantage.

12:30
12:30 - 13:00
Virtual Marketing Assistant using Natural Language Processing

Apresentação de um projeto onde utilizamos Natural Language Processing and Natural Language Generation para interagir com os dados da companhia, utilizando texto e voz, cujo objetivo, é revolucionar o acesso à informação substituindo os tradicionais relatórios / dashboards de BI por respostas simples a perguntas feitas por intermédio de um BOT altamente personalizado (seja por perguntas de voz e/ou escritas).

13:00
13:00 - 14:30
Lunch
Local:   Foyer GA Piso II 
14:30
14:30 - 15:00
Quebrar silos com a adoção de Self-Service

Promover o consumo de informação através do Self-Service nem sempre é tão simples quanto pensamos que deveria ser. Queremos que o negócio conheça toda a “história” antes de tomar as suas decisões e para o efeito lutamos por promover a melhor informação e as ferramentas mais adequadas. O Self-Service é um ótimo acelerador de aproximação do negócio à informação, mas o seu processo de adoção carece de um entendimento e alinhamento entre o IT e o Negócio, normalmente difíceis de gerir.
São pensadas as melhores estratégias e táticas para enriquecer o palco com o cenário perfeito, mas o sucesso da peça continua a depender maioritariamente dos atores.
Esta apresentação descreve a experiência deste percurso, incluindo algumas das lições aprendidas, constrangimentos e melhores práticas.

14:30
14:30 - 15:00
Data Science e o Big Data na transformação digital

São cada vez mais e maiores os investimentos nestas duas áreas, com o objetivo de criar valor adicional para as empresas, através da recolha e análise de informação cada vez mais variada e complexa. O objetivo desta apresentação é compreender em que consistem estas duas áreas, como podemos tirar proveito das oportunidades geradas por estas e como adequá-las á realidade e maturidade das várias empresas e setores.

15:00
15:00 - 15:30
NOS Mendeleev - Self Service BI@NOS

DW-IT had several challenges placed by the Customer Service department regarding access, preparation and presentation of its official indicators.
In response to these challenges, it was created the Mendeleev project developed in partnership with BI4ALL. With a Business Driven architecture, Customer Service was provided with a Self Service BI solution that allowed insights to be captured with great speed, efficiency and clarity, allowing users to create, share and explore business analysis autonomously and in the most productive way for them and for their function, thus generating more value for NOS.
Mendeleev started the successful adoption of the Microsoft Power BI solution.

15:00
15:00 - 15:30
How to define a data-driven strategy?

Inserted in an increasingly competitive environment, organizations need to reinvent themselves and innovate more and more to stay in the market. Data is the fuel for any organization's success, and the insights they get from it help organizations thrive and make smarter, more assertive decisions based on facts and evidence, rather than using intuition. Based on good governance of data and technology suited to the reality of each company, it is time to "tell stories" based on data and use the data in your favor.

15:30
15:30 - 16:00
Analytics & Big Data no Turismo

Tal como na maior parte das indústrias modernas, também o Turismo está cada vez mais dependente da análise de enormes quantidades de dados. Nesta sessão será apresentado como o Pestana Hotel Group gere a informação de negócio que produz, como é tratada e utilizada pelas várias áreas do grupo, e que benefícios trouxe à sua operação. Será também abordada a sua visão para a evolução futura das suas soluções de Big Data & Analytics.

15:30
15:30 - 16:00
Cloud first. Strategy first

Como definir realmente uma estratégia? Como implementar? Consigo medir o retorno? Como ter em conta os meus requisitos específicos? São exemplos de questões que se colocam de forma critica se considerarmos a Cloud como uma realidade inevitável, e que tanto podem ter respostas complexas como simplificarmos o tema e ir passo a passo (mas rápido).

16:00
16:00 - 16:30
Aplicação SUMA Cognos – Do Express Planning ao Analytics

Apresentação da SUMA e desenvolvimento do Grupo; O departamento de controlo de gestão e performance no Grupo SUMA e o processo de planeamento e orçamentação; A implementação da aplicação IBM Cognos como sistema de orçamentação do Grupo; O que mudou com a implementação da solução e em que fase de desenvolvimento se encontra; Os desafios da prestação de informação de gestão num Grupo de 50 empresas presente em 4 continentes.

16:00
16:00 - 16:30
Como o Analytics e Big Data podem suportar melhores decisões ao Customer Service?

Que imagem tem do atendimento em Call Centers? Já teve a sensação de não conhecer os seus hábitos de consumo, enquanto cliente, onde repetiu mais do que uma vez que a oferta que lhe estão a propor não está enquadrada com o seu perfil? Até que nível deverão os operadores de Call Center ter acesso à informação personalizada do cliente?
O Big Data e a Inteligência Artificial permitem identificar reclamações esperadas e detetar padrões de consumo que auxiliam o departamento de marketing a adequar a estratégia ao seu público-alvo.

16:30
16:30 - 18:00
Cocktail

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