Caso de Estudo

ECS Capital

A ECS Capital, sociedade gestora de fundos de capital de risco e de restruturação, escolheu a BI4ALL para avaliar e melhorar a solução de Business Intelligence utilizada pela empresa, que não satisfazia a necessidade de centralizar todos os dados das empresas participadas numa plataforma única.

A Empresa

Fundada em 2006, a ECS é líder no mercado de private equity em Portugal. Os fundos geridos pela ECS originam, estruturam e executam investimentos em empresas com elevado potencial de crescimento e participam na restruturação de empresas com potencial económico a longo prazo. Estes investimentos têm um enfoque em capital de expansão, management buy-ins, management buyouts, buy-and-build e restruturações. Atualmente a ECS tem três fundos sob gestão direta em Portugal.

Desafio

A ECS, no âmbito da sua função de acompanhamento das empresas participadas pelos fundos que gere, sentiu necessidade de centralizar essa informação de forma a obter informação das participadas de forma centralizada. A empresa, possuía uma solução de Business Intelligence (Cognos BI + Planning) que não correspondia às expectativas da ECS Capital. E dessa forma, a BI4ALL propôs-se a efetuar uma auditoria técnica à solução existente, apontando quais os pontos que não estão de acordo com as melhores práticas ou que deverão ser alvo de melhoria.

Benefícios

Integração da informação de todas as empresas participadas numa plataforma única, a partir dos seus sistemas díspares e conceitos distintos, permitindo assim um melhor acompanhamento e um melhor alinhamento com as estratégias e objetivos definidos, garantindo ao mesmo tempo uma análise mais rápida e automática dos diversos indicadores. Foi também possível à ECS obter ganhos de eficiência, uma vez que passou a ter a informação de forma sistemática e comparável entre as empresas, ao mesmo tempo, foi bastante útil para o reporting de informação para aos stakeholders.

Solução

A solução foi desenvolvida através de uma plataforma que permitisse ter essa informação e que a mesma foi tida pelas participadas. A solução desenvolvida pela BI4ALL, o Cognos, assenta sobre uma camada OLAP (cubos) para obter um melhor desempenho e desta forma conseguirmos interagir de forma dinâmica sobre a informação apresentada, quer em relatórios ou dashboards. Esta camada OLAP está construída sobre uma Data Warehouse seguindo as melhores práticas na área e que contém dados sobre as várias áreas incorporadas: Financeira, Proveitos, Custos, Financiamento, KPIs Operacionais, etc.

Testemunhos

Impulsione o seu negócio com uma Solução de Business Intelligence