Caso de Estudo

Grupo Azevedos

O Grupo Azevedos, um dos mais sólidos grupos farmacêuticos nacionais, escolheu a BI4ALL para implementar uma solução de Business Intelligence e Analytics baseada na oferta de Business Analytics da IBM, com o objetivo de aumentar a flexibilidade e a rapidez da análise de dados, ao longo de toda a organização.

A Empresa

O Grupo Azevedos surgiu com o estabelecimento da botica Azevedo em 1775. É uma referência na indústria farmacêutica, sendo que na sua história tem inscrita a produção do primeiro medicamento em Portugal e a participação no prémio Nobel da medicina, atribuído ao Professor Egas Moniz.
O Grupo Azevedos opera através de um conjunto de empresas dinâmicas e complementares em todas as áreas do setor farmacêutico, integrando atualmente mais de 660 colaboradores. Com uma capacidade de produção elevada, o Grupo Azevedos produz anualmente mais de 50 milhões de unidades destinadas a mais de 40 países em todo o mundo.

Desafio

Motivado pela necessidade de otimização do sistema de gestão, o Grupo Azevedos procurava uma solução de Business Intelligence e Analytics capaz de extrair informação rápida e precisa de forma, a que esta pudesse ser trabalhada e disponibilizada aos stakeholders internos. Neste sentido, era objetivo do Grupo Azevedos melhorar o processo de tomada de decisão, fomentando o acesso rápido e fiável a informação relevante de negócio, possibilitando-lhe assim reagir às adversidades de mercado.
O ponto de partida para a construção desta solução foi a criação de um Data Warehouse capaz de monitorizar a eficácia e eficiência dos processos nas áreas Comercial, Financeira, Logística, Stocks e Tesouraria, com especial destaque para a componente de Planeamento e Orçamentação.

Benefícios

A implementação de uma solução de Business Intelligence permitiu ao Grupo Azevedos conseguir obter informação dos indicadores de atividade e de rentabilidade. Da mesma forma, possibilitou o cumprimento de objetivos fulcrais para a evolução do negócio a três níveis: estratégicos, funcionais e de gestão. Relativamente ao alcance dos objetivos estratégicos, estes permitiram a melhoria dos níveis de controlo e de acompanhamento, a agilização da produção de indicadores e o aumento da capacidade de análise.
No que diz respeito às melhorias funcionais, o Grupo Azevedos conseguiu aumentar a fluidez da informação e reduzir o tempo despendido na gestão da informação. Por último, o cumprimento dos objetivos de gestão significaram a disponibilização de indicadores de rentabilidade, a análise da evolução temporal e o aumento do nível de qualidade das tarefas realizadas do Grupo Azevedos.

Solução

A solução de Business Intelligence, criada para o Grupo Azevedos, baseou-se na oferta de Business Analytics da IBM, que tinha como principal objetivo aumentar a flexibilidade e a rapidez na análise de dados em toda a organização. Esta solução teve por base a análise dos dados provenientes de vários sistemas operacionais, de forma a que, após o seu tratamento, fosse possível obter um repositório de informação único. Desta forma, a solução do Grupo Azevedos, resultou na consolidação de informação assumindo-se assim como uma ferramenta estruturada e de suporte ao processo de tomada de decisão empresarial.

Esta plataforma é composta por um conjunto de modelos destinados à monitorização dos processos das principais áreas de gestão do Grupo Azevedos:

Modelo Financeiro Indicadores de gestão, P&L, balanço
Modelo Comercial Vendas, devoluções, encomendas, preços, análise por entidades cliente/fornecedor; por equipas de vendas (DIMS), por centro de custo, por empresa do grupo
Modelo Logística Custo logístico, lead time, rotação, inventário, picking e prazo de envio
Modelo Tesouraria Controlo de recebimentos e pagamentos
Modelo de Stocks Gestão de stocks e inventário
Planeamento e Orçamentação Descentralização da orçamentação no Grupo Azevedos, através de um workflow de aprovação que suporta todo o processo e que permite ao negócio: aceder a valores executados no ano anterior, projetar o orçamento e realizar os forecasts subsequentes igualmente controlados no modelo desenvolvido. Nesta solução, foi desenvolvido um modelo de custos, através do qual é possível apurar os custos unitários e garantir suporte essencial para a contabilidade analítica do Grupo Azevedos

Testemunhos

Impulsione o seu negócio com uma Solução de Business Intelligence e Analytics