26 Setembro 2017

BI4ALL desenvolveu uma abordagem integrada para responder às exigências do GDPR

A BI4ALL, empresa líder no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence, desenvolveu uma oferta de serviços para auxiliar os seus Clientes no processo de transição para o Novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). A 25 de maio de 2018, após um período transitório de dois anos, as empresas deverão ter implementado as novas regras exigidas.

Desta forma, o GDPR assenta em três caraterísticas, a territorialidade, ou seja, irá aplicar-se a todo o território da União Europeia, o nível de sanções, que pode chegar aos 20 milhões de euros ou a 4 por cento do volume de negócios anual a nível mundial e, por último, mas igualmente importante, o conjunto de direitos e deveres que são atribuídos aos cidadãos e que obrigam as empresas que tratam dados pessoais a alterar os seus métodos.

Assim, torna-se essencial que as organizações reconheçam esta nova realidade e comecem a unir esforços para se conseguirem adaptar as estas novas alterações. De modo a entrarem em compliance até à data exigida, é fundamental que sejam adotados um conjunto de procedimentos, de revisões, de análises e de implementações.

Para tal, a BI4ALL desenvolveu uma abordagem integrada que pretende dar resposta a todas estas novas exigências, auxiliando não só as empresas a entrar em conformidade como também a criarem mecanismos para serem conformes, ou seja, é objetivo da empresa continuar a apoiar os seus clientes, mesmo após 25 de maio de 2018.

A BI4ALL aposta assim numa abordagem integrada, isto é, desde a questão que alia os processos e operações, à tecnologia e ao legal. Pretende-se identificar os tratamentos, as finalidades, os fluxos de dados, as partilhas e as transferências da organização. Por outro lado, será elaborado um questionário, no sentido de se identificar qual a posição da empresa face às exigências do Regulamento. E, por outro, será realizada uma análise ao estado do IT na organização, nomeadamente no que diz respeito aos temas específicos da proteção de dados como: a gestão de acessos, a monitorização, a cibersegurança, a automatização de pedidos de cidadãos, a gestão de dados e serão também identificados gaps e soluções, através da criação de um plano de ação e de mitigação do risco.

A empresa tecnológica estabeleceu uma parceria com um escritório de advogados que acompanhará todo o processo, desde a recolha de informação, à elaboração e análise dos questionários até à identificação dos gaps. Assim, a BI4ALL está em excelente posição para conseguir responder a todas as exigências que estão a ser colocadas às organizações, com o intuito de as auxiliar em todo este processo até 2018.

Segundo José Oliveira, CEO da BI4ALL, “estamos a menos de um ano para a oficialização do GDPR, no entanto as empresas estão longe de perceber o impacto que estas alterações vão ter no seu negócio e é essencial que comecem a tomar medidas para entrar em compliance. Desenvolvemos este novo serviço para podermos responder a uma necessidade das empresas, capacitando-as para que possam responder da melhor forma a esta nova realidade”, afirma.