16 Novembro 2016

Soluções para uma gestão eficaz e melhoria de desempenho

Para que possam operar e atuar com níveis máximos de eficácia e eficiência, é fundamental que as organizações detenham todas as informações relevantes sobre o seu desempenho. Assim, para atingir essa eficácia, é essencial assegurar que os responsáveis tecnológicos disponham da informação necessária de contexto que lhes permita identificar qual a informação mais efetiva para alcançar os objetivos de negócio. Com o devido enquadramento, os responsáveis pela área de inteligência de negócio podem abrir à gestão toda a riqueza dos dados que lhes permita concorrer num mercado cada vez mais competitivo.

O foco das organizações deve estar no negócio e na eficácia da gestão, mantendo uma análise próxima das mudanças que ocorrem no seu ambiente e na monitorização próxima da operação. Para esta, a informação clara, atualizada e que permite agir de forma rápida é crucial. Uma decisão com base em informações incompletas, ou que não relevem os aspetos fundamentais pode ter consequências muito negativas para as organizações, nas diferentes vertentes, do negócio à atribuição de recursos, passando pela gestão dos profissionais.

O impacto da digitalização tem vindo a criar novos e importantes desafios, isto porque as mudanças tecnológicas em curso, apesar dos seus inegáveis benefícios, podem constituir uma desnecessária distração. A mobilidade, a Internet das Coisas, o Big Data, a Cloud, e muitos outros termos, criaram um novo desafio – como lidar com o excesso de informação, como destrinçar, no meio de toda esta informação, a que é relevante da que é acessória e, por último, qual a melhor forma de apresentar estes dados de forma a facilmente identificar as áreas que necessitam de atenção, idealmente até com algum nível de antecipação. As ferramentas de dashboarding, com funcionalidades preditivas, são um apoio fundamental para que a gestão possa ter uma visão unificada do desempenho da organização, o que irá assegurar melhores resultados de negócio.

Mas… Como assegurar que a informação apresentada tem em consideração todas as variáveis do negócio e que reflete a sua complexidade e as dimensões mais relevantes? Para assegurar o sucesso nestes pontos, é essencial que os responsáveis tecnológicos tenham acesso próximo às prioridades e objetivos de gestão.

Uma solução de dashboarding é, sem dúvida, uma ferramenta imprescindível para as empresas que pretendam competir nos mercados atuais e futuros, tirem partido das novas tecnologias que estão na génese da transformação digital. Para a gestão, os benefícios são muitos e incluem a uniformização, a integração e valorização das diversas fontes de dados dentro da organização, a fácil visualização da informação pertinente para o negócio, a integração de uma componente de análise que permite extrair os indicadores mais relevantes, a possibilidade de partilha com os restantes membros da equipa, bem como o acesso multi-plataforma com atualização permanente em qualquer local. Tudo isto garantindo a segurança e integridade dos seus dados.

A BI4ALL é o seu parceiro para desenvolver soluções que lhe permitem obter uma gestão eficaz da sua organização através da integração de dados e de negócio.

Conte connosco para traçar a rota rumo à transformação digital do seu negócio.