18 Dezembro 2017

Qlik NPrinting

O que é o Qlik NPrinting?

NPrinting é uma plataforma de reporting para Qlik View / Sense que disponibiliza relatórios para utilizadores diretamente assente em email, ou publicar essa informação para outros sistemas como servidores web ou FTP.

 

Principais funcionalidades

NPrinting é uma ferramenta de distribuição de relatórios baseados em aplicações existentes de Qlik Sense / View. Permite criar relatórios que mais tarde podem ser disponibilizados via email ou entregar essa informação para outros sistemas em vários formatos.

A plataforma tem uma interface web que centraliza a configuração e gestão da plataforma. A ferramenta oferece a possibilidade de instalar múltiplos nós, no entanto a gestão de forma centralizada, fornecendo escalabilidade de acordo com as necessidades da empresa.

Os utilizadores têm acesso ao Newsstand que é um portal que mantém uma cópia dos relatórios enviados. As versões anteriores dos mesmos também estão disponíveis para download.

NPrinting trabalha com os standards da indústria tais como templates Office, CSV, HTML e PDF que podem ser distribuídos para vários tipos diferentes de destinos como email, pastas, HTTP e impressoras.
Tem a funcionalidade de segurança baseada em funções que permite à empresa configurar a informação que o utilizador final vai ver quando receber o relatório.

Como é que a minha empresa pode beneficiar desta ferramenta?

É necessário distribuir informação via email

Em alguns casos, é necessário enviar regularmente relatórios via email. Esta ferramenta permite configurar um agendamento com todos os relatórios necessários que precisam de ser enviados.

Outro cenário é aquele em que a organização quer enviar informação para os seus clientes, por exemplo, um relatório mensal das compras efetuadas e os descontos aplicados ou quão longe esse cliente está de forma a atingir o próximo nível de descontos ou simplesmente para enviar um relatório de vendas mensalmente. Tudo isto é possível de ser feito através da configuração de um email a ser enviado pelo NPrinting.

Fazer o “Push” de informação para outros sistemas

Por exemplo, se houver a necessidade de colocar um ficheiro com ordens de compra para outra empresa, NPrinting fornece a possibilidade de escrever ficheiros numa localização FTP. Obviamente com esta funcionalidade, é fornecida a possibilidade de fazer a ligação com uma multitude de outros sistemas visto que estes são standards da indústria que são habitualmente usados (HTML, CSV).

Sem acesso à Internet

Vamos imaginar, por exemplo, funcionários que trabalham remotamente, que até podem ter computador da empresa, mas tem uma ligação limitada ou inexistente à internet durante o dia. NPrinting fornece a possibilidade de ter cópias offline dos dados, visto que assim que é feito o download, o mesmo fica disponível para consulta.

 

Custos de manutenção

Os custos de licenciamento deverão ser confirmados diretamente com a Qlik.

Independentemente dos custos de licenciamento adicionais, esta plataforma necessita de correr num servidor separado do Sense ou View. A execução no mesmo servidor que Qlik Sense / View não é suportada, apesar de ser tecnicamente possível.

NPrinting é composto por 3 componentes:

Servidor

Componente que fere todas as configurações, como por exemplo segurança de dados, configuração de utilizadores bem como a definição de todos os “jobs” que enviam os emails para os destinatários.

“Engine”

Responsável por todas as componentes técnicas relacionadas com o envio de emails e garantir a disponibilização de toda a informação. Podem ser instalados mais que um “engine” de forma a aumentar a capacidade e largura de banda disponível. Todos os “engines” podem ser geridos de forma centralizada na configuração do servidor.

“Designer”

Ferramenta que permite construir os relatórios a serem enviados. Atualmente, os relatórios já construídos de Qlik Sense / View não podem ser migrados para esta ferramenta. Todos os relatórios a serem enviados necessitam de ser criados através do “designer”.

 

 

Como funciona?

 

1. A informação é extraída através dos relatórios já criados de Qlik Sense / View (apenas os dados e não os relatórios em si)
2. Através do “designer”, tem de ser criado um template de relatório usando os formatos disponibilizados, documentos de Office (Excel, Word e Powerpoint), HTML ou CSV
3. O próximo passo é escolher qual o formato em que o relatório vai ser recebido pelo utilizador final / aplicação bem como o método de entrega
4. O último passo é preparar e configurar o método de entrega

Exemplos

Office

 

 

 

HTML

Restrição de dados / filtros

Qualquer segurança / restrição de dados aplicada no Qlik Sense / View vai ser ignorada pelo NPrinting. Toda a configuração de restrição de dados deverá ser gerida diretamente na plataforma de Qlik NPrinting.

A única segurança aplicada (se existir) é aquela afeta à conta de serviço que é usada para ligar ao Qlik Sense / View.

Configuração de utilizadores em “batches”

Uma das principais funcionalidades permitidas pelo NPrinting, é a de configurar os “jobs” (relatórios, utilizadores e grupos de utilizadores) utilizando ficheiros de Excel. Isto permite flexibilidade adicional para projetos que mudam com mais frequência ao permitir um método para importar todas as configurações de uma só vez.

A desvantagem deste método, é que o ficheiro de Excel tem de ser mantido manualmente ou através da criação de um processo para o gerar, visto que a ferramenta não disponibiliza nenhum método para manter todas as configurações de uma só vez.

Prós

• Um servidor pode ser usado para múltiplos Qlik Sense / View
• Podem ser configurados vários agendamentos para propósitos diferentes
• É possível filtrar os dados (ao nível da linha)
• Múltiplos formatos de output
• Integração com múltiplas plataformas
• Integra com Active Directory

Contra

• Não é possível usar os relatórios já feitos de Qlik Sense / View
• Não é possível iniciar os “jobs” de forma externa (linha de comandos, por exemplo)
• É necessário usar uma ferramenta externa para fazer a configuração dos destinatários, grupos e filtros que compõem a configuração da plataforma (apenas para a opção de configuração em “batch”)

Referências:

.

.

.

.

    Sérgio Lopes
Senior Consultant