16 Fevereiro 2018

Qlik NPrinting para o BI moderno

QLIK NPRINTING: O QUE É?

Qlik NPrinting (NP) é uma solução de Business Intelligence focada na criação e distribuição de relatórios para Qlik Sense e QlikView, que ajuda a disseminar conhecimento e estatísticas dentro de uma organização. A sua agilidade, flexibilidade e simplicidade em reporting Qlik Sense ou QlikView torna-a numa plataforma avançada no mercado, que permite a criação de relatórios em formatos portáteis amplamente adaptados, como o Microsoft Office e Pixel Perfect (.PDF).

O NPrinting (NP) permite o bursting de relatórios para utilizadores específicos, como e quando necessário, através do agendamento e distribuição centralizada ou acesso on-demand. O NPrinting (NP) serve tanto para análise analítica como para relatórios, permitindo que as organizações evitem sistemas redundantes e economizem custos.

ARQUITETURA

O Qlik NP é composto por três camadas: front-end, back-end e fonte de dados. É através destas camadas, que os dados são produzidos e distribuídos.

                                       Esquema da arquitetura detalhada por camada

LICENCIAMENTO

Para versões anteriores do Qlik NP, cada licença é instalada num único servidor sendo necessária outra licença para o Qlik NP Designer. Existe um mínimo de licenças do QlikView ou Qlik Sense para usar o NP Server em versões antigas.

As novas versões obtiveram uma atualização relevante em termos de licenciamento. O NP Server inclui um único “motor” a ser instalado num servidor. Cada servidor que seja executado numa máquina física ou virtual, não é mais que um servidor separado. O número de servidores é proporcional aos componentes.

Ao contrário das versões antigas, as novas versões não exigem interfaces separadas e não são necessariamente atribuídas a um utilizador específico.

RECURSOS E CAPACIDADES

> Pixel Perfect e Relatórios Web

Qlik NP permite criar relatórios Pixel Perfect (.PDF) e relatórios web (.html) para publicação online, usando dados e análises das aplicações Qlik.

                           Exemplo de um relatório Pixel Perfect com objetos Qlik Sense embutidos

> Microsoft Office Templates

Os templates Office contêm uma cópia dos dados filtrados a partir do momento da produção desses dados e podem ser editados pelos destinatários porque são recebidos nos formatos padrão Microsoft Office (.xls, .doc, .ppt).

O Qlik NP permite a criação de relatórios em Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint and Microsoft Word. É o mesmo que trabalhar diretamente com os formatos do Microsoft Office com a diferença se pode fazer drag ‘n’ drop dos dados e das análises diretamente das aplicações Qlik para os documentos Microsoft Office.

                                Exemplo de um relatório Excel com objetos Qlik Sense embutidos.

                            Exemplo de um relatório PowerPoint com objetos Qlik Sense embutidos.

CONTROLO DE ACESSO DOS UTILIZADORES

Quando uma organização pretende distribuir informação através de relatórios para as diferentes entidades da organização, cada destinatário recebe o que é relevante para si. Desta forma, o Qlik NP permite a importação de utilizadores, filtros e grupos de utilizadores através de um ficheiro Excel externo.

> A primeira folha do ficheiro Excel contém todas as definições de cada filtro.

                                  Exemplo da configuração de Filtros no ficheiro

> A segunda folha, contém todas as definições ao nível do utilizador. Definições como email, onde é definido quem recebe o email, o nome, o grupo de utilizadores, entre outros.

                                      Exemplo da configuração de Utilizadores no ficheiro

> Por fim, a última e terceira folha contém as definições dos grupos.

                                Exemplo da configuração de Grupos de Utilizadores no ficheiro

A combinação entre o ficheiro Excel externo com os relatórios criados permite o envio de relatório consoante os diferentes níveis de configuração definidos, disponibilizando dados de acordo com o perfil de cada utilizador.

CONCLUSÃO

Como todas as soluções Qlik, o Qlik NP é uma ferramenta intuitiva que fornece modelos que nos permitem criar relatórios de forma rápida e fácil.

Para aqueles que não estão habituados a trabalhar com as soluções da Qlik, pode-se tornar extremamente desafiante no primeiro impacto, no entanto, e como em todas as tecnologias, tudo começa a fluir naturalmente.

Esta é, sem dúvida, outra opção para o burst de relatórios com potencial (ainda não totalmente explorado) dentro da ampla gama de aplicações que existem no mercado hoje em dia.

Tem desvantagens, como os jobs não poderem ser executados em paralelo e os utilizadores não poderem manipular os seus próprios relatórios. Apesar de ser uma aplicação da Qlik, não permite o uso de relatórios já criados através de Qlik Sense e QlikView, que, no meu ponto de vista, seria uma ótima melhoria e beneficiaria o Qlik NP.

Além disso, possui uma alta funcionalidade, intuitiva para leigos e até mesmo developers experientes no desenvolvimento de aplicações Qlik.