22 Setembro 2017

MicroStrategy – Os widgets mais utilizados

1. A MicroStrategy

MicroStrategy é uma ferramenta de business intelligence possuidora de um motor ROLAP e que se consegue ligar praticamente todas as bases de dados existentes no mercado. A sua visão de desenvolvimento é orientada a objetos apresentando uma interface gráfica bastante apelativa quer para desenvolvedores como para utilizadores finais. Apresenta uma basta lista de ofertas tais como Data Discovery, Advanced Analytics, Data Visualizations e Data Mining. Devido à facilidade com que se consegue construir relatórios ad-hoc e mesmo dashboards mais complexos quer para web como para mobile, o MicroStrategy posiciona-se como uma das ferramentas mais procuradas no mercado por clientes de todo o mundo.

2. Widgets - Visualizações Avançadas

Um widget é uma visualização avançada de resultados de um dataset, permitindo aos utilizadores maneiras de analisar os dados diferentes das tradicionais tabelas ou gráficos. São visualizações sofisticadas que conseguem combinar vários tipos de interatividade permitindo aos utilizadores uma maneira mais eficiente de entenderem os seus dados. Podemos ter uma basta gama de widgets num dashboard tais como Gauge, Heat Map, e Microcharts. Embora cada tipo de widget seja diferente e seja usado de forma única, o objetivo principal de todos os widgets permanece o mesmo: fornecer aos analistas um visual interativo dos seus dados.

2.1. Adicionar Widgets

Independentemente do widget a ser adicionado, o procedimento a seguir é praticamente o mesmo à exceção de certas particularidades específicas de cada widget.
Para adicionar um widget a um documento deve-se seguir os seguintes passos:

1. No MicroStrategy Web, abrir o documento no modo Design ou Editable.

2. No menu Insert ir a Widgets, Flash, e selecionar o widget pretendido (por exemplo Bubble Grid ou Microcharts).

 

3. Clicar no documento na localização onde queremos colocar o widget. A Tabela/Gráfico que contem o widget vai ser mostrado.

4. Para redimensionar o widget basta ir arrastando os seus cantos até ao tamanho pretendido.

 

2.1.1. Bubble Grid Budget

 

O Bubble Grid Widget transmite informações para ajudar um analista a identificar importantes tendências ou anomalias nos dados, em relação à contribuição total dos dados de acompanhamento. No widget, os valores métricos são representados como bolhas de diferentes cores e tamanhos; As cores e os tamanhos das bolhas representam os valores de duas métricas distintas na Tabela / Gráfico que contém o widget. Cada bolha é gerada na interseção de dois elementos de atributo diferentes.

2.1.2. Cylinder Widget

O Cylinder Widget é um indicador simples que mostra um cilindro vertical com um fluido no seu interior. O nível do fluido é uma representação do valor de uma métrica apenas. Este widget é mais utilizado quando combinado com um seletor permitindo aos utilizadores escolher qual a métrica que querem ver representada no cilindro.

2.1.3. Data Cloud Widget

O Data Cloud Widget representa elementos de um atributo em vários tamanhos retratando os diferentes valores de uma métrica. O widget mais não é do que uma lista de elementos de um atributo. O tamanho da fonte de cada elemento representa o valor que determinada métrica assume para esse elemento. Uma fonte maior indica um valor mais elevado da métrica enquanto uma fonte menor representa um valor mais baixo. Este widget não precisa de um seletor separado para se interagir com ele, no entanto, o Data Cloud Widget pode ele próprio ser usado como um seletor.

 

2.1.4. Time Series Slider Widget

O Time Series Slider Widget é um gráfico de áreas que permite que se selecione secções do gráfico para analisar. O widget consiste em dois gráficos relacionados, um posicionado acima do outro. O gráfico de cima é o controlador e contem um slider. O gráfico de baixo é o gráfico primário. É possível utilizar o slider no controlador para selecionar porções do gráfico e assim determinar o intervalo de dados visíveis no gráfico primário.

 

2.1.5. Funnel Widget

O Funnel widget permite uma rápida análise de várias tendências de vários valores métricos. Este widget pode ser utilizado para uma basta variedade de negócios tais como application management, click management, análises de pipeline para forecasts de vendas, e análise de processos de vendas. O widget é uma variação do gráfico de barras percentual que representa dados que somados perfazem 100%. Portanto, ele pode permitir aos analistas visualizar a percentagem de contribuição dos dados, mostrar as etapas de um processo de vendas e revelar a quantidade de receita potencial para cada fase. Quando o widget é usado para analisar um processo de vendas, os analistas podem usa-lo para detalhar as principais métricas, como tamanho do negócio, potencial de lucro e probabilidade de fecho. O widget também pode ajudar a identificar possíveis áreas problemáticas nos processos de vendas de uma organização.

 

2.1.6. Fish Eye Selector Widget

O Fish Eye Selector Widget amplifica um elemento quando um utilizador passa o rato sobre ele. Qualquer elemento que um utilizador selecione permanecerá ampliado, enquanto os elementos restantes são minimizados e exibidos no fundo do seletor.

 

2.1.7. Gauge Widget

Um Gauge widget é um indicador de status simples que exibe uma agulha que se move dentro de um intervalo de números exibido nas bordas externas. Um exemplo real de um gauge é o velocímetro de um carro. Este tipo de widget foi projetado para exibir o valor de uma única métrica. A agulha dentro do medidor é uma representação visual desse valor métrico único. O Gauge Widget é mais útil quando combinado com um seletor porque isso permite aos usuários escolher quais as métricas a serem exibidas no widget.

 

2.1.8. Heat Map Widget

Um Heat Map Widget apresenta uma combinação de retângulos coloridos, cada um representando um elemento de um atributo, que permite compreender rapidamente o estado e o impacto de um grande número de variáveis. Os retângulos contêm uma variedade de cores, que enfatizam o status dos vários componentes. Num Heat Map:

• O tamanho de cada retângulo representa o seu peso relativo.

• A cor representa a mudança relativa de um valor nesse retângulo.

• É possível passar o cursor do rato sobre os retângulos e visualizar os valores de cada métrica, incluindo métricas adicionais.

 

2.1.9. Interactive Stacked Graph Widget

Um Interactive Stacked Graph widget apresenta uma combinação de caixas de seleção e um gráfico de área. O gráfico permite que o utilizador veja a contribuição de várias séries métricas para a mudança de valor de um conjunto maior de dados.

• Ao selecionar elementos individuais de atributos (por exemplo, uma lista de anos) usando as caixas de seleção, os analistas determinam que dados são exibidos no gráfico de área à direita. Quando todas as caixas de seleção são selecionadas, o gráfico de área está no seu tamanho máximo porque representa todas as contribuições de cada elemento individual.

• Este widget permite a visualização de valores métricos totais como uma grande área empilhada e as peças individuais desse total como áreas empilhadas menores dentro da grande área empilhada. É possível visualizar rapidamente de que forma as partes individuais compõem o todo, o que é útil ao fazer comparações do género percentagem do total. Para ver como as partes individuais compõem o conjunto, pode-se clicar no nome do elemento do atributo à esquerda; A seleção de vários elementos é possível.

 

2.1.10. Microcharts Widget

O Microcharts Widget é composto por vários tipos de gráficos, nomeadamente barras, sparkline e bullet que possibilitam vários tipos de análise ao mesmo tempo. Possui a capacidade de rapidamente mostrar tendências e evoluções assim como o cumprimento de objetivos. Cada tipo de gráfico possui as seguintes características:

• Barras – Representa por intermédio de barras a evolução temporal de determinada métrica. É possível visualizar o valor atual assim como o seu histórico.
• Sparklines – Representa através de linhas a evolução temporal de determinada métrica. De igual modo, apresenta uma linha horizontal com o valor objetivo dessa métrica.
• Bullet – Comprar o valor de determinada métrica com o valor de outras métricas. Normalmente é utilizado para verificar o cumprimento de determinado objetivo. É possível adicionar diversos objetivos para uma mesma métrica.

 

3. Requisitos

Cada um dos widgets apresentados anteriormente possui certos requisitos próprios para o seu correto funcionamento. A tabela seguinte resume os requisitos em função do número de atributos e métricas a serem utilizados em cada um deles.

Widget # Atributos # Métricas
Bubble Grid 2 pelo menos 2
Cylinder 1 pelo menos 1
Data Cloud pelo menos 1 pelo menos 1
Time Series Slider pelo menos 1 pelo menos 1
Funnel pelo menos 1 pelo menos 1
Fish Eye Selector 1 0
0 1
Gauge pelo menos 1 pelo menos 1
Heat Map pelo menos 1 pelo menos 2
Interactive stacked graph pelo menos 2 1
Microcharts pelo menos 2 7 (para o widget completo)

 

Conclusão

Como foi possível de observar, o MicroStrategy fornece uma basta gama de visualizações avançadas que podem ser utilizadas para facilitar as mais complexas análises. É de relembrar que cada uma dessas visualizações possui requisitos próprios que devem ser respeitados para a sua correta utilização.

Para mais informações a respeito de cada um destes widgets e de outros um pouco menos utilizados, mas que também podem dar uma visão diferente à análise dos dados, nomeadamente com maior detalhe sobre a sua construção, podem-se consultar os seguintes links:

 

 

 

 

 

     André Sousa